ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Câmara decide não mudar aposentadoria de vereador

Redação | 07/07/2009 11:07

Um dia depois de assegurarem que a polêmica mudança na aposentadoria dos vereadores seria votada na próxima semana, a Câmara de Campo Grande recuou e desistiu de incluir os parlamentares no regime de previdência dos servidores públicos municipais.

Na sessão desta terça-feira, o presidente da Casa, vereador Paulo Siufi (PMDB), anunciou que será apresentada uma emenda supressiva do artigo que modificava a LOM (Lei Orgânica do Município) e permitia a alteração no regime de previdência.

De acordo com Siufi, a emenda supressiva, que terá a assinaturas dos 21 vereadores, será apresentada nesta semana.

Pela Constituição Federal, o servidor ocupante de cargo em comissão ou temporário deve ser incluído no regime geral de previdência, ou seja, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Desta forma, a LOM entraria em confronto com legislação federal.

Siufi reafirmou que a constituição estadual permite a mudança para prefeitos e vereadores, porém, a Câmara vai aguardar que a justiça decida sobre a constitucionalidade da aposentadoria para deputados.

O presidente da Câmara reafirmou que os vereadores não estavam legislando em favor próprio. Siufi defende que a LOM estava sendo apenas modernizada e que esse "benefício não ia atingir ninguém".

De acordo com ele, alguns vereadores já são aposentados e outros são funcionários públicos e já contribuem para sistema de previdência diferenciado.

Quente - Durante a sessão, os vereadores dirigiram diversas críticas a forma como o tema foi veiculado na imprensa. "Tem jornalista que só vem aqui para pedir dinheiro", reclamou o vereador Carlão (PSB).

Nos siga no Google Notícias