ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara deve aprovar Processante contra Olarte por denúncia do Gaeco

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 13/08/2015 10:28
Ao lado de Mario Cesar, Delei Pinheiro lê relatório sobre pedido de Comissão Processante (Foto: Fernando Antunes)
Ao lado de Mario Cesar, Delei Pinheiro lê relatório sobre pedido de Comissão Processante (Foto: Fernando Antunes)
Segundo Saraiva, base aliada deve aprovar somente apuração por denúncia do Gaeco. (Foto: Fernando Antunes).
Segundo Saraiva, base aliada deve aprovar somente apuração por denúncia do Gaeco. (Foto: Fernando Antunes).

A abertura de Comissão Processante contra o prefeito Gilmar Olarte (PP), que será votada hoje na Câmara Municipal de Campo Grande, deve ser aprovada por um único item: denúncia de corrupção passiva e lavagem de dinheiro feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Ontem, ele virou réu  após a Seção Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aceitar a denúncia.

De acordo com o vereador Airton Saraiva (DEM), que integra a base de sustentação ao prefeito, a votação será item a item e  há um acordo entre os aliados para voto favorável somente à denúncia do Gaeco. O prefeito está sem líder na Câmara Municipal.

Também da base, João Rocha (PSDB) afirma que não vai antecipar o voto. “Vou dar meu voto na hora. Posso dizer que foi importante não antecipar o voto, principalmente em razão dos ultimo acontecimentos”, diz.

Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, também confirma o aval parcial. “Existe alguns itens que não vão ser aprovados, mas outros não escapam” diz. A opinião é endossada por Chiquinho Telles (PSD). “Nós vamos nos posicionar na hora. No momento de avaliar o item, [acho que ] um seja aprovado”.

A Câmara tem 29 vereadores e nove já anunciaram ser a favor da abertura da comissão: Paulo Pedra (PDT), Ayrton Araújo (PT), José Chadid (sem partido), Eduardo Romero (PTdoB), Carla Stephanini (PMDB), Derly dos Reis de Oliveira (PP), o Cazuza, além dos suplentes dos três vereadores impedidos de votar.

A denúncia, contendo o pedido de abertura de Comissão Processante, foi protocolado pelos vereadores Marcos Alex (PT), Thais Helena (PT) e Luiza Ribeiro (PPS), que ficam impedidos. Eles serão substituídos pelos suplentes Élbio dos Santos Mendonça (PT), Roberto Santos Durães (PT) e Aldo Eurípedes Donizete (PPS). Para criação da comissão, são necessário votos de 20 parlamentares.

Os motivos para abertura de comissão são: falta de divulgação do balanço financeiro do município; a viagem de jatinho do empreiteiro João Amorim para Brasília; o não cumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) em relação ao excesso do teto de pagamento dos servidores; lavagem de dinheiro e tráfico de influência referente à investigação do Gaeco e descumprimento da lei do piso para o magistério.

Nos siga no Google Notícias