ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Câmara deve decidir futuro político de Eduardo Cunha nesta segunda-feira

Deputados federais de MS dizem que vão à sessão e maioria votará sim

Mayara Bueno | 12/09/2016 08:22
Eduardo Cunha terá o destino político definido hoje. (Foto: José Cruz/Agência Brasil).
Eduardo Cunha terá o destino político definido hoje. (Foto: José Cruz/Agência Brasil).

Depois de quase oito meses do processo de cassação contra o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-presidente da casa de leis poderá ter o futuro definido nesta segunda-feira (12), a partir das 19 horas de Brasília. Aliados ainda podem tentar adiar a sessão ou esvaziar o plenário.

O primeiro a falar será o relator Marcos Rogério (DEM-RO), que terá 25 minutos para apresentar os argumentos favoráveis à cassação do mandado de Cunha.

Em junho, a relatoria elaborou parecer, afirmando que Cunha é o dono de pelo menos quatro contas na Suíça e classificando que as como “verdadeiros laranjas de luxo”. As informações são da Agência Brasil.

Os advogados de Cunha também terão 25 minutos para rebater os argumentos de Rogério. O próprio Eduardo Cunha já confirmou que estará pessoalmente na sessão e também poderá se manifestar. Depois de ser afastado da presidência, Cunha renunciou ao cargo. 

Com a conclusão desta fase inicial, os deputados que forem se inscrevendo poderão falar por cinco minutos cada. Mas esta etapa da sessão pode ser interrompida a partir da fala do quarto parlamentar, se houver um acordo e a maioria em plenário decidir pelo fim da discussão.

A votação é nominal e o posicionamento de cada deputado será anunciado abertamente pelo painel eletrônico. São necessários 257 votos, equivalentes à maioria simples dos 513 deputados, para que Cunha perca o mandato como parlamentar.

Os oitos deputados federais de Mato Grosso do Sul confirmaram que vão comparecer a sessão. A maioria vai votar a favor da quebra de decoro parlamentar, tendo única posição contrária de Carlos Marun (PMDB). Irão votar a favor da cassação: Geraldo Resende (PSDB), Elizeu Dionísio (PSDB), Dagoberto Nogueira (PDT), Zeca do PT, Vander Loubet (PT), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Tereza Cristina (PSB).

Nos siga no Google Notícias