ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara discute regulamentar serviço de valet na Capital

Redação | 15/09/2010 17:30

O serviço de valet, que realiza a manobra e guarda de veículos em locais como restaurantes, bares e casas noturnas, pode passar a ter regulamentação municipal caso projeto de lei do vereador Herculano Borges (PSC) seja aprovado. Na tarde desta quarta-feira, foi realizada audiência pública na Câmara de Campo Grande para discutir o assunto.

De acordo com o autor da lei, a urgência pela aprovação do projeto ocorre pela discussão que se forma entre empresas que disponibilizam o serviço e a população.

"Muita gente não sabe os limites para o serviço de valet e as empresas têm atuado sem regulamentação, de qualquer maneira, o que pode esconder práticas incorretas", afirma Herculano.

Pelo projeto, o serviço de valet terá participação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que vão delimitar as vagas para embarque e desembarque na frente dos estabelecimentos.

"O valet não é para guardar o carro na rua. Ele deve colocar o veículo em um terreno, com garantias de seguro contra incêndio, furtos ou colisões, e permitir que o proprietário seja deixado na porta do estabelecimento", explicou o vereador.

Com a aprovação do texto, as empresas que oferecerem o serviço de valet deverão informar a Agetran para que sinalize as vagas disponíveis para as empresas. O serviço deve ser feito por empresa própria, que deverá recolher impostos e pagar taxa de utilização do solo, além de guardar os carros em terreno próprio.

Herculano reforça que o valet já é pratica em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. "A maioria das pessoas ouvidas não é contra o serviço, mas não validam da maneira como está sendo realizada".

Depois da audiência, o projeto segue para votação na Câmara. O presidente da Agetran, Rudel Trindade, o diretor de trânsito, Janine Ribeiro e representante das empresas que disponibilizam o serviço participaram da audiência.

Nos siga no Google Notícias