ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Câmara dos Deputados fará diligência em MS para verificar problemas indígenas

Edmir Conceição | 13/10/2011 11:46

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados deverá realizar uma diligência em Mato Grosso do Sul para ver de perto a situação dos índios do Estado. Uma das integrantes da Comissão, a deputada federal Érika Kokay (PT), em reunião com o deputado estadual Laerte Tetila, no gabinete dela, na última terça-feira, propôs a realização da diligência.

“Ficamos chocadas com o relato dramático do deputado Tetila, que nos apresentou um quadro preocupante da violência praticada contra os povos indígenas de Mato Grosso do Sul”, afirmou a deputada, após o encontro. “Depois dessa diligência, pretendemos realizar, aqui em Brasília, uma audiência pública”, adiantou a deputada federal Érika Kokay.

Na próxima segunda-feira, a deputada irá fazer um pronunciamento na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados sobre a violência contra os indígenas do Estado expostas à ela pelo deputado estadual Laerte Tetila, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Sul.

“Na quarta-feira, o meu requerimento, solicitando a diligência, deve ir à votação pelos demais integrantes da Comissão, mas acho que não teremos dificuldades em aprová-lo, já que todos os deputados e deputadas que compõem a Comissão são parlamentares muito sensíveis à questão indígena”, salientou a deputada Érika Kokay à Tetila. A deputada federal informou, ainda, que vai convidar a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, para participar da diligência.

Em torno de 42 áreas indígenas, em Mato Grosso do Sul, encontram-se em litígio atualmente.

Nos siga no Google Notícias