ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Câmara encerra sessão sem acordo para emenda que tira poder de Bernal

Parlamentares não votaram orçamento municipal, unico projeto da pauta

Fabiano Arruda e Luciana Brazil | 18/12/2012 13:04

A falta de consenso em torno da emenda que reduz de 30% para 5% a abertura de créditos adicionais a serem utilizados pela administração municipal, sem que a transação precise passar pela aprovação da Câmara Municipal, vereadores encerraram a sessão desta terça-feira sem votar o orçamento municipal, principal pauta do dia.

Os parlamentares chegaram a interromper os trabalhos para se reunir em busca de um entendimento sobre a emenda que, pela disposição, reduz a autonomia do prefeito eleito Alcides Bernal (PP).

Ele chegou a conversar sobre o tema, ontem (17), com o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), que prometeu conversar com os parlamentares para evitar que a medida seja aprovada. Bernal argumenta que não terá as mesmas condições de trabalho que seu antecessor e seu trabalho será prejudicado, pelo que considera uma manobra política.

Após a reunião nesta manhã, os vereadores não entraram em consenso e a pauta foi obstruída, disposição legal prevista no regimento interno. Depois do encontro, apenas nove parlamentares estavam no plenário e não houve quorum para votação.

Com a sessão encerrada, o presidente do legislativo, Paulo Siufi (PMDB), avisou que, sem a votação do orçamento, não há previsão de recesso na Casa. Sobre a emenda, minimizou. Disse que os vereadores não se sentiram à vontade com o tema e que, na sessão de amanhã (19), a matéria será o centro das atenções.

Já o vereador Paulo Pedra (PDT) considerou a situação como decisão política e disse que retirou seu nome da emenda a pedido de Thaís Helena (PT).

A petista, por sua vez, destacou que foi a primeira vez que passou por uma obstrução de pauta ao longo de seu mandato. Ela revelou que 90% do conteúdo do orçamento já tem consenso entre os parlamentares.

Antes do “imbróglio” nesta manhã, a previsão era que a peça orçamentária, que prevê R$ 2,7 bilhões ao município no ano que vem, fosse votada em primeira discussão hoje e em segunda amanhã. Na quinta a expectativa era analisar apenas projetos e encerrar os trabalhos na Câmara.

Os vereadores que permaneceram no plenário após a reunião foram Paulo Pedra (PDT), Airton Saraiva (DEM), Alex (PT), Ribeiro, Herculano Borges (PSC), Rose Modesto (PSDB), Pedra, Jamal Salém (PR) e Marcelo Bluma (PV).

Nos siga no Google Notícias