ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Câmara Federal irá discutir zoneamento da cana de açúcar

Redação | 07/12/2009 15:54

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, promove na quarta-feira uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 6077/09, do Poder Executivo, que regulamenta o ZAE da Cana de Açúcar (Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-Açúcar) e restringe o plantio no território nacional. A audiência será às 15h, em Brasília.

O projeto proíbe a expansão do plantio de cana-de-açúcar na Amazônia, no Pantanal e na BAP (Bacia do Alto Paraguai).

Também proíbe a supressão, em todo o território nacional, de vegetação nativa para expandir esse cultivo.

Os deputados Silas Câmara (PSC-AM) e Antonio Feijão (PSDB-AP) afirmam que as regras da proposta atingem 81,5% do território brasileiro.

Silas Câmara ressalta que, na última safra, 27 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul foram colhidas, aumento também pela área 16% maior do que a plantada na safra anterior.

Segundo ele, são mais de 320 mil hectares de canaviais atualmente, e a previsão é que os canaviais possam ocupar 1 milhão de hectares no estado até 2015.

O debate foi proposto pelos dois parlamentares e também pelos deputados Asdrubal Bentes (PMDB-PA), Natan Donadon (PMDB-RO), Fernando Melo (PT-AC), Valtenir Pereira (PSB-MT) e Janete Capiberibe (PSB-AP).

O coordenador da bancada federa do MS, deputado Waldemir Moka (PMDB), disse que irá participar dos debates e que há uma comissão especial para acompanhar o projeto.

Segundo ele, a Câmara irá apenas votar os pareceres das comissões e ainda haverá "uma longa tramitação".

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foi convidado para discutir o assunto.

ZEE estadual

Nos siga no Google Notícias