ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Câmara muda lei do silêncio para permitir shows na Expogrande

Zemil Rocha | 06/03/2013 14:04
Últimos shows da expogrande ocorreram em 2010 na Expogrande, como de Luana Santana (Foto: Arquivo)
Últimos shows da expogrande ocorreram em 2010 na Expogrande, como de Luana Santana (Foto: Arquivo)

Com 22 votos a favor e nenhum contra, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na manhã desta quarta-feira, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar n° 342/13, de autoria do vereador Carlão (PSB), que vai permitir a realização de shows na Expogrande. O projeto altera dispositivo da Lei Complementar Municipal nº 08, de 28 de março de 1996, conhecida como “Lei do Silêncio”.

Como a aprovação ocorreu em regime de urgência, a matéria segue agora para sanção ou veto do prefeito Alcides Bernal. Na final de fevereiro, Bernal se comprometeu a sancionar a lei. Ao receber a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), ele garantiu apoio para a realização da 75ª Expogrande, além de afirmar que este ano a feira terá shows.

A proposta aprovada hoje na Câmara, por unanimidade, inclui a Expogrande no rol de exceções à Lei do Silêncio, possibilitando a realização de shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho durante a maior feira de agropecuária de Mato Grosso do Sul.

O projeto altera o artigo 6º da Lei do Silêncio, que, sendo sancionado pelo prefeito, passará a ter com a seguinte redação: “Art. 6º - Por ocasião do carnaval e nas comemorações do Aniversário da Cidade, Natal, Ano Novo, Expogrande, Show da Virada e Festa de Santo Antonio, são toleradas, excepcionalmente, aquelas manifestações tradicionais, normalmente proibidas por esta Lei”.

MPE de olho - O Ministério Público Estadual está vigilante quanto à possibilidade de a Acrissul voltar a realizar shows e rodeios na Expogrande. Desde 2011 se estabeleceu uma disputa judicial, com várias liminares proibindo esse tipo de evento no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Na edição da última segunda-feira do Diário Oficial do Ministério Público foi publicado informe sobre investigação da legalidade jurídico-ambiental do pedido de licença ambiental feito pela Acrissul, que tramita na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semadur). O MPE também fez recomendação para que não sejam realizados shows nem rodeios na Expogrande, alertando para a possibilidade de punição em caso de desrespeito.

 

Nos siga no Google Notícias