ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Câmara Municipal debate hoje conflito na Faixa de Gaza

Kleber Clajus | 07/08/2014 09:23

A Câmara Municipal de Campo Grande sedia, nesta quinta-feira (7), debate sobre as implicações do conflito com Israel na Faixa de Gaza. O evento ocorre, desde às 9h, durante a sessão legislativa no Plenário Oliva Enciso.

De acordo com o representante da Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos em Luta pela Paz), André Germano, o diálogo com os vereadores será pautado pela necessidade manifestação contrária as “atrocidades para sufocar valores e princípios de democracia”, em relação ao povo palestino.

“Entendemos que todos somos responsáveis solidariamente em contribuir com a causa palestina para pressionar o governo brasileiro a romper, de forma efetiva, relações diplomáticas e econômicas com o Estado de Israel. O silêncio das nações pode significar credenciamento para situações semelhantes em outros lugares”, comentou André.

No cenário local, o representante da Cebrapaz pretende questionar contrato entre a concessionária de água de Campo Grande com uma multinacional israelense. O objetivo é mobilizar os vereadores para questionar a empresa sobre o acordo e seus interesses.

Também participam do evento o advogado e representante do CSPP (Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino), Lairson Palermo, o secretário de saúde Jamal Salem, o sheik Abdeli Ramirez e o deputado estadual Carlos Marun (PMDB), dentre outros.

Em guerra - O conflito na Faixa de Gaza, iniciado em 8 de julho, já matou 1.875 palestinos, dentre eles 430 menores e 243 mulheres. Já do lado israelense, são 64 soldados mortos e três civis.

A atual escalada de violência está associada ao sequestro e morte de três adolescentes israelenses encontrados no dia 30 de junho, além de um palestino que, de acordo com autópsia, foi queimado vivo em Jerusalém. Há também, neste contexto, o ataque de foguetes pelo grupo islamita Hamas e a resposta considerada “desproporcional” por parte de Israel.

Em contrartida, a divergência entre ambos os povos é antiga e ampliou-se quando o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza, em 2007.

 

* Matéria atualizada às 10h40 para correção de informações.

Nos siga no Google Notícias