ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara Municipal reinicia trabalhos com expectativa de paz com prefeito

Antonio Marques | 01/02/2016 12:38
Trabalho na Câmara Municipal reinicia nesta terça-feira, a partir das 9 horas (Foto: Arquivo)
Trabalho na Câmara Municipal reinicia nesta terça-feira, a partir das 9 horas (Foto: Arquivo)

Os trabalhos legislativos na Câmara Municipal retomam nesta terça-feira, dia 2, a partir das 9 horas, com a sessão inaugural que vai contar com a presença do prefeito Alcides Bernal (PP). Para o secretário geral da Casa, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), a expectativa da maioria dos parlamentares é que haja paz entre os poderes.

Segundo Carlão, os vereadores querem ajudar a cidade e vão trabalhar com foco nos projetos para melhorar a vida dos campo-grandenses. “A maioria dos colegas quer trabalhar pela paz. Se o Bernal quiser briga, vai brigar sozinho”, comentou ele.

O discurso parece caminhar para uma relação harmônica entre os poderes, tão anunciado e perseguido no ano passado, mas que ficou apenas na vontade após o retorno de Bernal à Prefeitura de Campo Grande. No entanto, com a mudança no comando da Câmara, com a eleição do vereador João Rocha (PSDB) a presidente, o prefeito conseguiu aprovação de todos os projetos encaminhados ao Legislativo, mesmo sem ter líder na Casa.

Durante a sessão desta terça-feira, com a presença do prefeito, que dará as boas vindas aos parlamentares que retornam aos trabalhos, vai ser possível verificar se o ano eleitoral vai ser mesmo de paz e harmonia entre os vereadores e o prefeito, prevalecendo a velha máxima “a política é arte do diálogo”, que é repetida por adversários políticos.

Vetos - Independente da sessão de amanhã, já consta na pauta da sessão da próxima quinta-feira, 4, a análise de dois vetos de Bernal, que vetou mais de 10 projetos do legislativo referente a projetos aprovados em dezembro de 2015. O assunto chegou a ser pauta de reunião entre o secretário de governo Paulo Pedra e alguns parlamentares na semana passada no Paço Municipal.

Carlão disse que os projetos que forem consideradores onerosos ao município, os vereadores devem manter o veto. Porém, aquele que não significar aumento de despesa à prefeitura, a tendência é que seja derrubado. “Mas tudo será analisado pelos parlamentares, que vão trabalhar com foco em contribuir com as melhorias para Campo Grande”, destacou o secretário geral.

Os vetos a serem votados na quinta-feira referem-se a redução de alíquota do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) da concessionária responsável pela rodovia BR-163, especificamente, no pedágio entre a Capital e o distrito de Anhanduí. Isso isentaria os moradores do distrito que precisam se deslocar até Campo Grande. A proposta foi apresentada pelo vereador Marcos Alex (PT).

Por fim, os parlamentares analisam o veto ao projeto de lei n. 7.607/14, proposto pela então vereadora Thais Helena (PT) e o vereador Carlão, que dispõe sobre a reserva de vagas de trabalho para menores infratores atendidos em medidas socioeducativas pelas empresas vencedoras de licitação pública na cidade.

Nos siga no Google Notícias