ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara pode pedir ao MPE para afastar Bernal do cargo, defende Paulo Siufi

Leonardo Rocha | 02/09/2013 10:12
Siufi diz que ato ilegal do prefeito será incluído no relatório final da CPI (Foto: Arquivo)
Siufi diz que ato ilegal do prefeito será incluído no relatório final da CPI (Foto: Arquivo)

O vereador Paulo Siufi (PMDB), presidente da CPI do Calote, afirmou que os vereadores devem solicitar na próxima sessão ordinária o encaminhamento de pedido ao MPE (Ministério Público Estadual) para que este ingresse na Justiça para afastar o prefeito Alcides Bernal (PP) da sua função pela contratação ilegal de funcionários comissionados para exercer a limpeza nos postos de saúde.

De acordo com o vereador, esta ação ilegal do prefeito mostra que ele está “perdido” na administração e que está realizando ações irregulares que trazem malefícios a cidade. “Tem que pedir o afastamento imediato, esta situação é absurda, estamos perplexos com a contratação de funcionários de forma comissionada da empresa que está sendo beneficiada pelo prefeito há quatro meses”, afirmou Siufi.

Na sexta-feira, após o fim do contrato com a MegaServ, o prefeito criou 265 cargos comissionados para contratar os operários encarregados pela faxina nos postos de saúde. A medida é considerada inconstitucional.

Ele se referiu a MegaServ que fez um contrato emergencial no valor de R$ 4,4 milhões com a prefeitura no dia 1 de março para efetuar a limpeza dos postos de saúde durante 180 dias, apesar de ser definida como empresa de pequeno porte. “A prefeitura deveria chamar funcionários que fizeram concurso público e estão esperando para serem convocados, mas ele (Bernal) preferiu contratar de forma ilegal os funcionários da Mega Serv”, apontou.

Sobre a declaração do prefeito de que as contratações foram feitas para que os “postos não fiquem sujos”, Siufi afirmou que esta ação demonstra a falta de planejamento e organização do executivo. “Esta licitação deveria ter sido feita há muito tempo, porque será que não foi feita? O MPE precisa tomar providências sobre este fato”, destacou.

Relatório – O presidente da CPI do Calote que havia até sugerido uma reunião “adicional” da comissão apenas para debater estas contratações, resolveu voltar atrás e destacar que estas ações do executivo serão incluídas no relatório final da investigação. "O relatório já está sendo feito e vai conter em detalhes estas transações irregulares da perfeitura".

Caso – O prefeito Alcides Bernal contratou 265 funcionários da empresa Mega Serv para realizar a limpeza nos postos de saúde até que a licitação que vai escolher a empresa responsável pelo serviço seja finalizada. Entretanto, a contratação de forma comissionada é apontada como ilegal, já que elas são indicadas apenas para cargo de assessoramento, chefia ou confiança e não para serviços gerais do executivo.

Nos siga no Google Notícias