ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Câmara promove Semana do Meio Ambiente com série de atividades sobre o tema

Jéssica Benitez | 03/06/2013 08:12

Os próximos dias na Câmara Municipal de Campo Grande serão dedicados à Semana Mundial do Meio Ambiente com eventos voltados ao assunto. Os vereadores que compõem a comissão correspondente ao tema serão os responsáveis pela organização da série de atividades como audiência pública, seminário e palestras discutir temáticas de relevância nas áreas de preservação, políticas públicas e impactos diretos à população.

Hoje, às 9h, o cronograma de atividades começa com audiência pública sobre arborização urbana. Na ocasião serão abordados temas como o plantio de árvores por compensação ambiental, TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), plano de arborização, situação de árvores centenárias, Programa Via Verde, produção dos viveiros, segurança do mobiliário urbano, eficácia dos serviços de poda e remoção.

Amanhã, às 9h, outra audiência pública tratará sobre resíduos sólidos e coleta seletiva. Os temas abordados serão o programa de coleta seletiva avaliação da implantação do plano Municipal de Resíduos Sólidos, andamento das obras do Aterro Sanitário e Usina de Processamento de Lixo, participação de cooperativas e associações de catadores, contratos e convênios municipais de gerenciamento de resíduos, resíduos especiais e limpeza urbana.

Audiência pública com o tema queimadas urbanas ocorre no dia 5, às 14h, na Câmara Municipal. A intenção é discutir ocorrências e problemáticas, conscientização da população, ações do poder público, fiscalização e punição, brigadistas, queima de lixo doméstico e limpeza de terrenos, impacto ambiental e saúde coletiva.

Na programação do dia 6 de junho, às 14h, ocorre audiência pública sobre atividades industriais em Campo Grande. O tratamento de resíduos industriais, controle e redução da emissão de gases, compensação ambiental, impacto social, ocupação do solo serão temas abordados.

Na sexta-feira, 7 de junho, ocorre seminário Meio Ambiente – Soluções Urbanas. O palestrante será Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica e também Helena Clara Kaplan, da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS. O evento será às 9h, em uma universidade.

No dia 7 tem ainda solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Ambiental Ambientalista de Mato Grosso do Sul, às 15h. Estão confirmadas as presenças de vereadores ligados às questões ambientais e membros de Comissões de Meio Ambiente do Estado.

O presidente da comissão, Eduardo Romero (PTdoB) comemora o fato de que a população tem colaborado com denúncias em relação a ações poluidoras, de desmatamento e várias outras em desacordo com leis ambientais. Agora a intenção é trazer a comunidade para discutir e sugerir às autoridades políticas ações de preservação e educação ambiental.

Nos siga no Google Notícias