ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Câmara rejeita investigar Olarte por viagem em avião de empreiteiro

Aline dos Santos e Antonio Marques | 13/08/2015 12:47
Por placar de 18 a 11, vereadores não vão investigar viagem. (Foto: Fernando Antunes)
Por placar de 18 a 11, vereadores não vão investigar viagem. (Foto: Fernando Antunes)

Com placar de 18 a 11, a Câmara Municipal rejeitou investigar o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), pelo uso do avião do empreiteiro João Amorim, dono da Proteco Construções, em viagem a Brasília.

De acordo com o pedido de abertura de Comissão Processante, o prefeito utilizou-se de bem de um fornecedor sujeito a sua fiscalização, quando poderia ter recorrido a frete aéreo ou passagem em voo comercial. A Proteco foi alvo da operação Lama Asfáltica, realizada pela PF (Polícia Federal), e tinha contratos com a prefeitura.

Nesta quinta-feira, por unanimidade, os 29 vereadores aprovaram abertura de Comissão Processante contra o prefeito por falta de decoro no exercício do cargo pela configuração de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia foi feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e aceita ontem pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Ao todo, foram seis itens em votação para abertura de Comissão Processante. Os outros quatro são: não cumprimento da lei municipal que prevê o pagamento do piso nacional para jornada de 20 horas aos professores; o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê um percentual mínimo de gasto com pessoal; o excesso de cargos comissionados criados na atual gestão e o não cumprimento da Lei da Ficha Limpa na nomeação de comissionados.

Veja como foi a votação para o item 2, que questionava a viagem no jatinho:

Votaram contra a Processante - Edil Albuquerque (PMDB); Vanderlei Cabeludo (PMDB); Loester Nunes (PMDB); Magali Picarelli (PMDB); Mário Cesar (PMDB); Paulo Siufi (PMDB); Chiquinho Telles (PSD); Ademar Vieira Júnior (PSD), o Coringa; Delei Pinheiro (PSD); Flávio César (PTdoB); Waldecy Batista Nunes (PP), o Chocolate; Gilmar da Cruz (PRB); Airton Saraiva (DEM); Francisco Luis Saci (PRTB); Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB); João Rocha (PSDB); Edson Shimabukuro (PTB); e Herculano Borges (SD).

Votaram a favor - Carla Stephanini (PMDB); Roberto Santos Durães (PT); Elbio dos Santos (PT); Eduardo Romero (PTdoB); Otávio Trad (PTB); Derly dos Reis de Oliveira (PP), o Cazuza; Roberto Santana dos Santos (PRB), o Betinho; Paulo Pedra (PDT); Aldo Donizete (PPS); José Chadid (sem partido); e Airton Araújo (PT).

A denúncia, contendo o pedido de abertura de Comissão Processante, foi protocolada pelos vereadores Marcos Alex (PT), Thais Helena (PT) e Luiza Ribeiro (PPS), que ficaram impedidos e foram substituídos por suplentes.

Nos siga no Google Notícias