ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara remete relatório da CPI do Calote sobre Bernal ao MPE, TCE e CGU

Zemil Rocha | 23/09/2013 15:17
Mario consultou jurídico para decidir se Mesa pede ou não cassação de Bernal (Foto: arquivo)
Mario consultou jurídico para decidir se Mesa pede ou não cassação de Bernal (Foto: arquivo)

O presidente da Câmara de Campo Grande, Mario Cesar (PMDB), encaminhou nesta manhã de segunda-feira (23) o relatório final da CPI do Calote para o Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Corregedoria Geral da União (CGU). O relatório tinha sido aprovado na última quinta-feira (19) por três votos a um, denunciando o prefeito Alcides Bernal (PP) por irregularidades em atos financeiros passíveis de gerar a punição de cassação do mandato.

A própria Mesa Diretora da Câmara estuda as providências que poderá adotar. “Estou conversando com vereadores para saber qual encaminhamento devemos tomar”, afirmou Mario Cesar, que, na semana passada, garantiu que a Câmara “não seria omissa”.

Segundo Mario Cesar, a procuradoria jurídica da Câmara está analisando se há possibilidade de a Mesa Diretora propor, ela mesma, pedido de instalação de Comissão Processante contra o prefeito Alcides Bernal.

Como de acordo com o Decreto-Lei 201/64 vereador que pedir a abertura do processo fica impedir de votar na sessão de cassação há dificuldade dos membros da Câmara apresentarem o pedido. Outra alternativa legal é um cidadão do povo apresentar pedido, como aliás já fez o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sisem), Marcus Tabosa, embora por outro motivo, a retenção indevida de R$ 700 mil de imposto sindical e contribuição assistencial.

Indagado se a Mesa Diretora da Câmara já apresentar na sessão de amanhã uma posição sobre o relatório da CPI, Mario Cesar respondeu negativamente. “Vai demandar tempo maior”, avisou o dirigente. Ele aguarda uma posição da procuradoria jurídica da Casa. “Pedi a maior brevidade possível. Acredito que nesta semana eu já tenha uma posição”, informou.

Nos siga no Google Notícias