ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Câmara retoma quatro anos de mandato na reforma política

Thiago de Souza | 15/07/2015 21:59
Plenário excluiu previsão de mandatos de cinco anos para cargos eletivos. (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)
Plenário excluiu previsão de mandatos de cinco anos para cargos eletivos. (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o destaque do DEM à proposta da reforma política (PEC 182/07) e retirou do texto o mandato de cinco anos para deputados federais, estaduais e distritais, prefeitos, vereadores e senadores proposto pelo texto de primeiro turno. O texto não obteve 308 votos necessários para mantê-lo na redação final. Foram 294 votos a favor dos cinco anos e 154 contra, votação no início da noite desta quarta-feira (15). Com isso, permanece o tempo atual dos mandatos.

De acordo com informações da Agência Câmara, com a rejeição do novo tempo de mandato, caem ainda os mandatos de quatro anos nas eleições seguintes e o de nove anos para senador, ambos criados para fazer a transição que resultaria na coincidência de eleições gerais.

Presidente e governadores

Os deputados aprovaram, na semana passada, o texto-base da PEC da reforma política em segundo turno e analisam agora os destaques supressivos apresentados à matéria.

Está em análise, no momento, destaque do PMDB que exclui o mandato de cinco anos para governador e presidente da República, além da mudança da data de posse dos governadores e do presidente de 1º de janeiro para 4 e 5 de janeiro do ano seguinte ao das eleições, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias