ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Câmara tenta tirar do ar acusação de Bernal na TV de que houve “golpe”

Josemil Arruda | 19/03/2014 14:46
Mario Cesar pede que anuncio seja retirado e cobra indenização por dano moral (Foto: arquivo)
Mario Cesar pede que anuncio seja retirado e cobra indenização por dano moral (Foto: arquivo)

A Câmara de Campo Grande, representada por seu presidente, vereador Mario Cesar (PMDB), ingressou com Ação Inibitória com Pedido de Tutela Antecipada contra Alcides Bernal, a Rede MS de Televisão (TV Record MS) e a TV Morena. O objetivo é tirar do ar o anúncio veiculado por contratação do prefeito cassado, cujo conteúdo acusa os 23 vereadores que o cassaram de terem dado um “golpe” no julgamento do dia 12 de março.

A fim de retirar do ar o anúncio, contratado desde ontem, a Câmara argumenta que respeitou todos os procedimentos legais no julgamento que resultou na cassação de Bernal. “Cabe ressaltar que o Poder Judiciário em todas as suas instâncias confirmou todos os atos e procedimentos deste requerente nos procedimentos e processo de cassação do Sr. Alcides Jesus Peralta Bernal do cargo de Prefeito Municipal de Campo Grande – MS, o que tramitou nos termos do Art. 23, XIII da Lei Orgânica do Município de Campo Grande”, argumentou na ação, que está tramitando na 2ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande.

A afirmação do Alcides Jesus Peralta Bernal de que o Poder Judiciário teria o teria inocentado das acusações a ele imputadas, segundo a Câmara, “é totalmente descabida, por se tratar de uma decisão de 1ª (primeira) instância, da qual, o autor, o Ministério Público Estadual protocolizou Recurso de Apelação em 03.02.2014, sem ter o Recorrido apresentado contrarrazões, estando pendente de apreciação pela segunda instância, ou seja, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, não havendo trânsito em julgado, não havendo que se falar em absolvição absoluta”.

A intenção de Bernal, conforme alegou a Câmara, “é denegrir o ato legítimo” de cassação, devidamente corroborado pelo Poder Judiciário em todas as suas instâncias (Foro de Campo Grande – MS, Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul – TJMS, Superior Tribunal de Justiça – STJ e Supremo Tribunal Federal – STF), conforme cópias das decisões que anexou. “Ademais, é necessário evidenciar, como já noticiado pela mídia, que a Constituição da República Federativa do Brasil predispõe, em seu artigo 2º, que são poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, ou seja, não cabendo ao Poder Judiciário discutir o mérito da cassação do Sr. Alcides Jesus Peralta Bernal por este Poder Legislativo, ora Requerente”, afirmou.

Com a ação, a Câmara de Campo Grande pede a antecipação dos efeitos da tutela inibitória, fundamentado no §3º do art. 461 do CPC, para determinar que os réus não mais publiquem matérias contra o autor, especialmente na grade de programação das empresas requeridas, que o acusem de cometimento de qualquer crime sem que haja condenação, como também a publicação de quaisquer outras práticas de ilícito criminal, sem o correspondente direito de resposta, sob pena de multa diária.

Também reivindica do juiz “a condenação dos réus ao pagamento de indenização por danos morais em valor a ser arbitrado por esse douto juízo de acordo com os princípios da razoabilidade e proporcionalidade”.

Nos siga no Google Notícias