ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Câmara tenta tirar processos de juiz que deu liminar a Bernal no TJMS

Josemil Arruda | 11/06/2014 18:50
Juiz David Gomes está analisando duas ações populares com pedidos pró-Bernal (Foto: arquivo)
Juiz David Gomes está analisando duas ações populares com pedidos pró-Bernal (Foto: arquivo)

A Câmara de Campo Grande ingressou ontem com uma nova ação judicial no Tribunal de Justiça do Estado (TJMS) pedindo a suspensão e ao final a redistribuição dos autos de ação popular n. 0813659-45.2014.8.12.0001 e 0813429-03.2014.8.12.0001 que hoje tramitam na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Capital, comandada pelo juiz David Gomes Filho, o mesmo que deu liminar que permitiu o retorno de Alcides Bernal à prefeitura no dia 15 de maio. No dia anterior, segunda-feira (9), o prefeito Gilmar Olarte tinha ingressado com pedido semelhante para o próprio juiz David Filho.

O “conflito de competência” proposto pelo procurador jurídico da Câmara Municipal, André Luiz Pereira da Silva, com pedido de liminar, está tramitando na 1ª Câmara Cível do TJMS, tendo como relator o desembargador Divoncir Shreiner Maran. O pedido visa a dirimir dúvida sobre a competência para processar e julgar as duas ações populares, atualmente em trâmite na 2ª Vara de Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Comarca da Capital. com algumas variantes. O procurador da Câmara aponta que são ações de mesmo objetivo com pessoas diferentes “que somente tenta disfarçar a identidade das demandas”.

Ambas as ações, aponta ele, visam ao mesmo escopo: obter a anulação do Decreto Legislativo n. 1.759/14, que cassou o mandato de Alcides Bernal no dia 13 de março de 2014, com pedido de liminar para reconduzi-lo ao cargo de prefeito de Campo Grande. A alegação nas duas é de que teriam ocorrido, no processo de cassação, vícios de ordem moral e de ordem formal.

“Só por essa circunstância já se pode concluir a tentativa de 'escolher o juiz' da causa e burlar a distribuição para o juiz natural. Mas não é só. A manobra processual resta evidente, ainda, pelo fato de que, a pedido do ex-prefeito cassado e unicamente para beneficiá-lo, foram distribuídas duas ações populares com o mesmo pedido (e causa de pedir): uma por seus assessores e outras pelos vereadores que o apoiam”, afirma a petição da Câmara da Capital.

Nos siga no Google Notícias