ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Câmara terá audiência para debater taxas de água e esgoto

Kleber Clajus | 05/02/2014 12:33

Os vereadores de Campo Grande debatem em audiência pública, no dia 18 de fevereiro, o valor atribuído às ligações de esgoto e as taxas cobradas pela concessionária Águas Guariroba na Capital. A justificativa para o encontro, agendado para as 14h30, diz respeito ao grande número de reclamações de moradores.

“Queremos entender porque são muito caras as taxas praticadas para os serviços de água e esgoto. Hoje a ligação de esgoto custa R$ 530 e se cobra pelo serviço 70% do valor da conta de água. É importante a empresa vir se explicar”, comenta Chiquinho Telles (PSD), responsável por propor a audiência.

Telles comenta ainda que a motivação para iniciar o ciclo de audiências na Câmara levou em consideração o questionamento de moradores da região do Imbirussu. No local, um abaixo-assinado questionando os valores cobrados pela concessionária conta com mais de mil assinaturas.

Para Eduardo Romero (PT do B), não se discute a importância de se manter uma rede de saneamento eficiente, mas se faz necessário explicar os termos contratuais entre a concessionária e a Prefeitura de Campo Grande para afastar dúvidas em torno das taxas cobradas.

“Ainda é mais vantajoso fazer a ligação na rede coletora do que abrir uma fossa séptica, do ponto de vista econômico e ambiental. Em contrapartida, precisamos entender porque elas não são feitas e qual o benefício para quem está ou não na rede”, explica Romero.

Já Carlos Augusto, o Carlão (PSB), lembra que investigação semelhante também foi realizada na legislatura passada.

Outro lado – Em nota, a Águas Guariroba ressalta que está à disposição para prestar esclarecimentos aos vereadores e que cumpre a legislação.

“Tanto a obrigatoriedade da ligação à rede de esgoto, quanto a cobrança pela conexão e uso dos serviços, estão previstas no contrato de concessão firmado com o Município em 2000 e em leis municipal, estadual e na Lei Federal 11.445/2007 (Art. 45)”, ressalta a assessoria.

Nos siga no Google Notícias