ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Câmara vota destaques que podem amenizar Ficha Limpa

Redação | 10/05/2010 15:21

A Câmara dos Deputados pode retomar a partir de amanhã, em sessões extraordinárias, a votação de destaques do projeto Ficha Limpa. Eles podem mudar pontos importantes como reduzir os casos de inelegibilidade, unificar em oito anos o período em que o condenado não poderá se candidatar e tornar inelegíveis condenados por decisão de colegiado da Justiça.

Um destaque, do PMDB, pode retirar do texto a inelegibilidade provocada por decisão de colegiado nos casos de corrupção eleitoral, compra de votos, doação ou uso ilícito de recursos de campanha e conduta proibida a agentes públicos em campanhas.

Já outro destaque, de autoria do PP, pode retirar do texto a inelegibilidade por condenação relativa a crime de abuso de autoridade. O PP também quer retirar da lista de inelegíveis os condenados por crimes contra o meio ambiente e saúde pública.

Na contramão dessas iniciativas, o PSDB quer excluir a possibilidade de o candidato pedir efeito suspensivo quando apresentar recurso contra decisão de colegiado que o condenou.

Na semana passada, o plenário havia rejeitado três destaques e preservou o texto do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Hoje, os presidentes do PT, José Eduardo Dutra, e do PSDB, senador Sérgio Guerra, afirmaram que seus partidos vão adotar o projeto Ficha Limpa nas eleições deste ano, não dando legenda a candidatos que tenham condenações na Justiça.

Nos siga no Google Notícias