ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Candidatos ao Governo debatem ações contra violência doméstica na OAB

Alan Diógenes e Michel Faustino | 09/09/2014 20:10

Os candidatos ao Governo do Estado Nelson Trad Filho (PMDB), professor Monje (PSTU) e Sidney Melo do (PSOL), juntamente com a vice do candidato Evander Vendramini (PP) Virgínia Magrini participaram na noite desta terça-feira (9) de um debate sobre a criação da Delegacia 24 horas que irá investigar casos de violência doméstica. O evento aconteceu na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Sendo o primeiro a discursar, Nelson Trad criticou a ausência dos candidatos Delcídio do Amaral (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB) no encontro. “A ausência dos candidatos é uma falta de interesse com um assunto tão importante que deve ser discutido amplamente com sociedade”, comentou.

De acordo com o candidato é preciso aumentar o número de delegacias especializadas em atendimento às vítimas de violência doméstica e qualificar os profissionais que irão atendê-las. “Não é só questão de ampliar a estrutura desses locais. É preciso capacitar os profissionais para que eles possam saber lidar com as vítimas que estarão fragilizadas devido à agressão. É preciso ter um plano diferente de atendimento com trabalhos preventivos que devem ser feitos em defesa da mulher”, explicou.

Já o candidato professor Monje atacou o PT e PMDB. Ele disse que os parlamentares de ambos os partidos já estão há muito tempo no poder e nada fizeram para ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica. “Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) uma mulher é estuprada a cada dois minutos no Brasil. Tem que existir políticas públicas para coibir este tipo de situação e os dois partidos nada fizeram até agora”, ressaltou.

O professor Monje se mostrou a favor da descriminalização do aborto e também defendeu a capacitação dos profissionais para atuarem na área de defesa à mulher. “Nas delegacias ainda existe um pensamento machista e as mulheres não são bem atendidas. Algumas pessoas não entendem a situação que elas estão passando. Temos que mudar essa realidade. Além disso, temos que descriminalizar o aborto, por que cada mulher deve cuidar do próprio corpo e decidir se aborta ou não”, destacou.

O candidato Sidney Melo do (PSOL) afirmou que as políticas sociais em defesa da mulher são tratadas como “bijuterias que não tem objetividade e só servem para enfeitar”. Conforme o candidato as coordenarias criadas para atender as vítimas de violência não estão resolvendo o problema. “A criação de delegacias 24h foi um pedido antigo do PSOL, mas Governo do Estado disse que não havia mão de obra adequada para criá-las na época”, finalizou.

O candidato Delcídio do Amaral foi representado por Paulo Terra. A advogada Luciana Cássia Azambuja representou o candidato Reinaldo Azambuja que teve sua ausência justificada devido a conflito de agenda. Por meio de nota, o candidato falou sobre a importância da discussão sobre o assunto e da necessidade de se aumentar o número de delegacias de proteção à mulher.

Além dos candidatos, participaram da reunião representantes da Ong de Defesa à Mulher, representantes da OAB e da Comissão de Defesa da Mulher da OAB. Durante os candidatos assinaram ainda um termo no qual se comprometem, entre outras coisas, a implantar delegacias 24 horas de atendimento às mulheres. O documento foi produzido por várias instituições.

Nos siga no Google Notícias