ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Candidatura de Zeca do PT a vereador divide opiniões na Câmara

Fabiano Arruda e Wendell Reis | 17/04/2012 10:54
Para vereador Paulo Siufi, nome de Zeca não é bem visto em Campo Grande.
Para vereador Paulo Siufi, nome de Zeca não é bem visto em Campo Grande.

O anúncio da candidatura do ex-governador Zeca do PT a vereador de Campo Grande nas eleições deste ano, anunciada ontem, repercutiu na Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira.

O presidente da Casa de Leis, Paulo Siufi (PMDB), acredita que a decisão é de alguém que está sem mandato e que achou mais fácil disputar uma vaga de vereador do que de prefeito. “Acho que pensa que é mais fácil. Mas, não sei se é fácil não”.

Siufi entende que o ex-governador não é tão bem aceito em Campo Grande, visto que, em sua opinião, ele não fez muita coisa para a Capital quando foi governador por duas vezes. Siufi avalia que a candidatura de Zeca não contribui muito para o PT, que hoje, segundo ele, tem bons vereadores. Além de não achar a candidatura tão forte, Siufi desafia a popularidade do ex-governador. “Se acha que vai ser o mais votado vai me enfrentar nas urnas”.

O vereador Cristóvão Silveira (PSDB), mais antigo na Casa com cinco mandatos, avalia que a candidatura de Zeca do PT é uma visão partidária, com o lançamento de um nome “extremamente” conhecido. No entendimento de Silveira, a candidatura está sendo lançada com o desejo de que o partido consiga eleger um número maior de vereadores.

O vereador confidencia que acha interessante e está até curioso para ver como será o comportamento do ex-governador nas urnas. Ainda assim, é cauteloso: “Vamos esperar para ver. O que se fala hoje, de repente não fala amanhã. Vamos aguardar”, ponderou.

Outra questão levantada pelo vereador é o comportamento de Zeca. O vereador explica que é preciso notar se ele saberá entender a sua função no exercício do mandato. Além disso, segundo ele, caberá a análise da população sobre a candidatura de alguém que foi governador por duas vezes.

A vereadora Magali Picarelli (PMDB), por sua vez, definiu como interessante a situação, pois os políticos geralmente buscam subir de instância, mas admitiu que a candidatura será positiva para o PT. Ela disse acreditar, inclusive, que Zeca vai tirar o mandado de algum parlamentar que compõe a legislatura atual. “Tem nome e militância”.

Já o vereador Loester Nunes (PMDB) também concordou que o PT se fortalece com a posição de Zeca, pois, de acordo com ele, o PT não tem candidato forte à Prefeitura de Campo Grande. “A candidatura (de Zeca) vai ajudar principalmente os candidatos a vereador. Isto é inquestionável”, disse, afirmando que o ex-governador estará entre os mais votados.

Do outro lado, vereador Ribeiro (PMDB) considerou como desespero a decisão de Zeca. “Já foi governador e deputado estadual. Nunca foi vereador porque agora vai querer?”, indagou. “Acredito que ele está enterrando a carreira e se rebaixando demais”, disparou.

O anúncio da empreitada serve para mostrar o quanto é importante ser vereador, opina Paulo Pedra (PDT). “A candidatura dele valoriza a Câmara”.

Para Thaísa Helena (PT), Zeca como candidato a vereador é excelente para os candidatos à Câmara Municipal e ao partido. “É uma liderança indiscutível e fundamental para o PT discutir Campo Grande, elegendo uma boa bancada”, frisou, destacando os benefícios que a campanha de Vander Loubet à Prefeitura.

O anúncio oficial da candidatura de Zeca como vereador neste ano deve ser feito na quinta-feira.

Nos siga no Google Notícias