ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Política

Carta traça ações conjuntas entre Codesul e Argentina

Redação | 29/02/2008 15:46

O X Fórum de Governadores do Codesul/Crecenea-Litoral, realizado em Porto Alegre/RS, divulgou na tarde de hoje a Carta de Porto Alegre, no qual foi firmado compromisso para que os Estados brasileiros e províncias argentinas trabalhem em conjunto pelo fim da pobreza e diminuição das desigualdades, bem como pela recuperação dos valores dos povos indígenas. Conforme a assessoria do governo estadual, organizações nacionais e internacionais serão chamadas para colaborar no processo.

Uma série de itens está incluída na Carta como "declaradamente de interesse comum", migrando para setores como infra-estrutura, união física e energética e gestões com os governos federais de Brasil e Argentina para a execução de obras para operação de portos das hidrovia Paraná-Paraguai e Uruguai.O documento ainda pede a preservação ambiental em consonância com investimentos estruturantes. O turismo mereceu menção, a partir de um acordo futuro para integração turística e cultural entre os signatários.

Os governadores ainda concordaram em promover e participar conjuntamente de eventos comerciais - como feiras e exposições - nos dois territórios, com o desenvolvimento sendo fortalecido através do estudo de cadeias produtivas para aproveitamento das capacidades locais e intercâmbio tecnológico e científico. A integração entre universidades e institutos de pesquisa também faz parte do tratado.

Outros compromissos incluem ações localizadas ou nacionais em sanidade animal e vegetal e compartilhamento de estratégias no setor e integração bi-oceânbica multimodal. A Carta de Porto Alegre ainda apóia a formação de um Foro Consultivo de Províncias, EStados, Departamentos e Municípios do Mercosul. Os participantes também manifestaram satisfação com o encontro entre os presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Cristina Fernández Kishner, realizado recentemente. Na reunião de hoje, o governador André Puccinelli (PMDB) foi indicado presidente do Codesul.

Nos siga no Google Notícias