ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Política

CCJ da Câmara aprova aumento imediato de vereadores

Redação | 01/04/2009 13:51

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, relatório do deputado Flávio Dino (PCdoB/MA) favorável à promulgação do aumento imediato do número de vereadores no Brasil. Conforme a Agência Câmara, o parecer de hoje será submetido ao Plenário, podendo ser aprovado por maioria simples (metade mais um dos presentes).

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Vereadores aumenta de 51.748 para 59.791 o total de vereadores. Para Mato Grosso do Sul, o aumento seria de 113 parlamentares.

Em dezembro de 2008, o Senado aprovou a PEC, porém a Câmara dos Deputados se negou a promulgar a proposta. De acordo com a Câmara, o projeto aprovado no Senado retirava o limite de gastos com as câmaras municipais.

No relatório da CCJ, o deputado Flávio Dino argumentou que os dois temas - aumento na quantidade de vereadores e redução de despesas das câmaras municipais - são "dissociáveis", o que obrigaria a Câmara a promulgar o que foi aprovado pelo Senado.

"A decisão da CCJ, na prática, foi um golpe, porque obriga a Câmara a aprovar com maioria simples (no caso do relatório de Flávio Dino) o que deveria ser analisado com quorum qualificado (3/5 dos deputados, conforme a tramitação de PECs)", acusou o deputado José Eduardo Cardozo (PT/SP).

Polêmica

Nos siga no Google Notícias