ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

CCJR aprova redução do ICMS do diesel, projeto segue ao plenário

Leonardo Rocha | 23/06/2015 13:51
Comissão aprova projeto do executivo e agora a matéria segue para votação em plenário (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Comissão aprova projeto do executivo e agora a matéria segue para votação em plenário (Foto: Roberto Higa/ALMS)

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) aprovou por unanimidade o projeto que reduz de 17% para 12% a alíquota do ICMS do diesel, em Mato Grosso do Sul. A proposta que prevê esta redução temporária por um período de seis meses, segue agora para o plenário da Assembleia Legislativa, com previsão de ser votada amanhã (24), na Casa de Leis.

O relator do projeto, José Carlos Barbosa (PSB), explicou que a matéria, enviada pelo executivo estadual, atendia a todas as normas legais, por isso teve parecer favorável. Ele lembrou que agora a discussão se concentra no fato desta redução conseguir equiparar o valor cobrado no diesel em Mato Grosso do Sul, com os estados vizinhos, entre eles São Paulo e Paraná.

“Foi uma grande atitude do governo, mas precisamos que além da queda de 5% na alíquota do diesel, seja também reduzida sua pauta, ou seja, aquele valor estipulado que representa a média do que é cobrado nos postos de combustível de todo Estado”, explicou.

O governo espera que durante seis meses haja um aumento de 40% de consumo, para recuperar a perda de até R$ 7 milhões com a renúncia de 5% neste imposto, que foi dado após estudo apresentado pelo Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de MS).

Reunião – Com a mesma preocupação do executivo, o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) propôs uma reunião amanhã (24), a partir das 8h30, com representantes do setor de combustível, para que seja discutida quanto esta redução do tributo pode diminuir o valor cobrado ao consumidor. “Também queremos ouvir deles às garantias que esta redução vai compensar na prática, antes de votarmos o projeto”, disse o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias