ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Cerveró diz que Delcídio, Zeca e Dirceu o indicaram à Petrobras

Leonardo Rocha | 17/12/2015 09:10
Deputado federal Zeca do PT (Foto: Divulgação)
Deputado federal Zeca do PT (Foto: Divulgação)

O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, preso na Operação Lava Jato, prestou depoimento à Procuradoria Geral da República, quando disse que o senador Delcídio do Amaral, o deputado federal e ex-governador Zeca do PT e o ex-ministro José Dirceu o indicaram para assumir o cargo na estatal. Ele revelou esta articulação na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Esta informação do depoimento de Cerveró foi divulgada no programa "Bom dia Brasil" da Rede Globo, em que mostra como o ex-diretor da Petrobras, chegou ao cargo. Sempre existiu uma troca de acusações sobre esta indicação, pois era relacionada a Delcídio do Amaral, que na época chegou a dizer que foi uma escolha do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Desta vez Cerveró revelou os nomes dos padrinhos, citando pela primeira vez o nome de Zeca do PT. O jornal Campo Grande News entrou em contato com o ex-governador, que explicou estar em uma reunião, prometendo falar sobre o assunto ainda hoje (17).

Neste depoimento Cerveró ainda contou que pagou R$ 6 milhões aos senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho (PMDB-PA), além de R$ 2 milhões em propina a Delcídio do Amaral. Estes pagamentos não viriam de uma única obra, mas em vários contratos da diretoria internacional da Petrobras.

Entre eles a construção dos navios-sonda e a compra da refinaria de Pasadena. Cerveró ainda ressalta que era braço direito de Delcídio desde que atuaram juntos na área de gás da Petrobras, entre 1999 e 2001, ainda na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Delcídio continua preso desde 25 de novembro, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, justamente quando tentava convencer Cerveró a desistir de aceitar a delação premiada.

Nos siga no Google Notícias