ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Cerveró diz que foi indicado por Zeca e Delcídio para a Petrobras

Ex-diretor afirma que nunca recebeu pedido de Zeca para praticar ato ilícito. Contudo, ele confirma que Delcídio recebeu propina em negociações

Nyelder Rodrigues | 03/06/2016 20:31

O ex-diretor Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, afirmou em delação premiada que sua indicação ao cargo na estatal foi feita por Zeca do PT à José Dirceu, contando ainda com apoio de Delcídio do Amaral. Cerveró assumiu o posto em 31 de janeiro de 2003, quando Zeca era governador de Mato Grosso do Sul e Delcídio recém eleito senador.

A delação, que foi aberta pelo STF (Supremo Tribunal Federal), ainda revela várias negociatas e casos antigos de corrupção ocorridos na empresa estatal ainda durante o governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), desde 1995.

No depoimento, Cerveró afirma que mesmo antes de assumir o posto, teria recebido propina da Alstom para a aquisição de turbinas para termelétricas, ainda antes de Delcídio entrar na Petrobras. Posteriormente, ex-senador sul-mato-grossense assumiu a direção da estatal e também teria recebido propinas.

Já sobre sua indicação à Diretoria Internacional, Cerveró afirma que como foi chefiado por Delcídio, o conhecia, mas o então senador tinha receio da ocupação do cargo por ele, devida tamanha a importância de tal diretoria. Posteriormente, ele buscou o apoio de José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Como Zeca era governador, ele argumentou sobre importância da diretoria para o Mato Grosso do Sul, por causa do gasoduto Brasil-Bolívia, que passa pelo Estado e, inclusive, foi usado em campanha eleitoral por Delcídio. Diante dos argumentos, Zeca concordou e indicou Cerveró à José Dirceu, tendo também respaldo de Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia.

Contudo, apesar dos vários relatos de corrupção por membros do PT, Cerveró afirmou na delação que nunca recebeu nenhum pedido de "prática de ato ilícito pelo então governador Zeca do PT".

Nos siga no Google Notícias