ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Chapadão ganha prêmio por ações para microempresas e agronegócio

Fabiano Arruda | 28/02/2012 11:16
Prefeito Jocelito Krug recebe prêmio de melhor projeto. (Foto: Divulgação/Sebrae)
Prefeito Jocelito Krug recebe prêmio de melhor projeto. (Foto: Divulgação/Sebrae)

As iniciativas desenvolvidas para microempresas e o agronegócio estão entre os responsáveis pela premiação de melhor projeto 2012, principal prêmio do "Prefeito Empreendedor" realizado ontem à noite no Yotedy em Campo Grande, ao município de Chapadão do Sul, a pouco mais de 300 quilômetros da Capital.

Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento, que contou com 22 prefeitos e a presença da vice-governadora Simone Tebet (PMDB), que foi vencedora do prêmio de melhor projeto na edição passada.

O prefeito de Chapadão, Jocelito Krug (PMDB), destacou o apoio ao pequeno empreendedor, que impulsiona a economia local. “Por meio das micro e pequenas empresas há o aumento da geração de empregos. Daí a importância de todos os municípios investirem neste mercado. Ganhar o prêmio serve de incentivo para dar mais atenção a estas ações”, disse, segundo informações do site do Sebrae/MS, realizador do evento.

No agronegócio da cidade, práticas para articulação dos setores e parcerias, elaboração de projetos e a implementação de um planejamento participativo, que envolveram pequenas propriedades rurais nos assentamentos e na comunidade rural Pedra Branca, foram destacadas.

“A proposta foi criar incentivos para manter os produtores rurais na atividade leiteira demonstrando que esta seria a opção mais rentável para as famílias”, explicou o prefeito.

A implantação, no segundo semestre de 2010, da Central do Contribuinte, pela prefeitura de Chapadão, foi ressaltada na premiação.

O local abriga o Departamento de Cadastro e Tributação, prestando serviços na área de IPTU, ISSQN, ITBI, ME e EPP, emissão de certidões e de notas fiscais de prestação de serviços, que busca agilidade no atendimento ao cidadão. No local também funcionam Junta de Serviço Militar e o Procon, além de espaço para treinamentos e capacitações sobre empreendedorismo para abertura ou melhoria de micro e pequenos negócios.

Chapadão do Sul tem pouco mais que 19 mil habitantes, 1.027 empresas formais, que geram 5.116 empregos diretos.

Evento - Além do prêmio de melhor projeto, foram entregues também outros cinco destaques temáticos, que reforçam o apoio ao empreendedorismo.

O principal prêmio da noite foi entregue pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MS, Eduardo Riedel, à Prefeitura de Chapadão.

Ainda conforme informações do Sebrae/MS, na categoria “Formalização e Apoio ao Empreendedor Individual” o destaque foi para o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra; o prefeito de Costa Rica, Jesus Baird, foi reconhecido no critério “Lei Geral”; o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, recebeu dois destaques temáticos: “Médios e Grandes Municípios” e “Promoção do Desenvolvimento Rural” e na categoria “Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável” a premiada foi a prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone.

“Quem ganha é a população por ter uma gestão muito bem atribuída”, disse Nelsinho no evento ao receber os prêmios.

Esta é a sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu inscrição de projetos de 17 prefeituras de Mato Grosso do Sul. Participaram os municípios de Aral Moreira, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Sidrolândia, Sonora, Campo Grande e Dourados.

Nos siga no Google Notícias