ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Chefe da CGU em MS entrega cargo contra ministro 'grampeado'

Michel Faustino | 30/05/2016 17:28
Cartaz colado em frente a sede da CGU em MS em manifesto de servidores. (Foto: Direto das Ruas)
Cartaz colado em frente a sede da CGU em MS em manifesto de servidores. (Foto: Direto das Ruas)

O chefe da CGU (Controladoria Geral da União) em Mato Grosso do Sul, José Paulo Juliete Barbieri, entregou o cargo nesta segunda-feira (30) em protesto contra o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Martins Silveira. O ministro foi flagrado em gravação feita pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, dando sugestões sobre como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deveria proceder para frear as investigações da Lava Jato sobre o núcleo peemedebista.

A decisão de Barbieri segue movimento nacional da categoria, com outras 22 lideranças da controladoria do país entregando o cargo ao mesmo tempo. Outros 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior anunciaram a entrega de seus cargos, para evitar que o ministro exonere a chefia e os substitua.

Segundo o presidente do Unacom/MS (Sindicato de Analistas e Técnicos de Controle de Mato Grosso do Sul), JLuis Roberto Machado, além de cobrar a exoneração imediata de Fabiano Silveira, o chefe da CGU MS diz que o movimento pede também pede a revogação da medida provisória assinada pelo presidente interino Michel Temer que criou o Ministério da Transparência, alterando a estrutura da CGU.

Outro ponto reivindicado pelos sindicalistas é a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2009) que dá “soberania” à CGU para investigar e apresentar laudos.

“A partir do momento em que a CGU se nivela ao ministério a autonomia não existe mais. Entre outras coisas que desestruturam uma instituição que atua há 17 anos no combate a corrupção”, complementa o sindicalista.

Uma caravana deve sair de MS nesta terça-feira (31) com destino a Brasília onde uma manifestação está sendo programada para acontecer na quarta-feira.

Em nota divulgada nesta manhã, o Unacom (Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle cobra a saída imediata de Fabiano Silveira.

“O Sr. Fabiano Martins Silveira, ao participar de reuniões escusas para aconselhar investigados na operação Lava Jata, bem como ao fazer gestões junto a autoridades e órgãos públicos a fim de apurar denúncias contra seus aliados políticos ‘demonstrou não preencher os requisitos de conduta necessários para estar à frente de um órgão que zela pela transparência pública e pelo combate à corrupção’, afirma o comunicado assinado por Rudinei Marques, presidente do Unacom Sindical.

O diálogo entre Fabiano Silveira e Renan foi gravado na residência oficial do Senado em 24 de fevereiro, quando o atual ministro era conselho do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O ministro também fez recomendações a Machado sobre como ele deveria se comportar diante de uma medida cautelar, conforme revela reportagem do Fantástico. Funcionário de carreira do Senado, Fabiano é considerado indicação de Renan para o ministério.

Nos siga no Google Notícias