ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Cidades que não tiverem biblioteca ficarão sem recursos da Cultura

João Humberto | 02/12/2010 19:35

Nesta quinta-feira, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinou uma portaria que suspende o repasse de recursos para a prefeitura que não tiver pelo menos uma biblioteca pública municipal em funcionamento.

Desde abril, o MinC (Mistério da Cultura) investiu R$ 21 milhões no envio de 2 mil livros, mobiliário, televisão, aparelhos de DVD e computadores para todas as 420 prefeituras que não possuíam biblioteca. Desse total, 403 já receberam os materiais. Até o final deste ano, o Ministério pretende enviar os equipamentos para os 17 municípios restantes.

Juca disse que a portaria não tem caráter punitivo, mas premia quem está no caminho correto. Ele reforçou que o acesso a bibliotecas é essencial para garantir o desenvolvimento do Brasil.

O Ministério identificou, por meio do SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas), que alguns dos equipamentos estaduais estão defasados. Por isso, a exigência também se estenderá aos 27 estados e Distrito Federal.

“O MinC dá o apoio para abrir e para equipar, mas é preciso ter a contrapartida. Estamos criando a consciência da importância de se ter uma biblioteca aberta nos estados e municípios”, explicou Juca. Para ele, a biblioteca é um ambiente democrático para ampliar o acesso aos livros e formar novos leitores.

Pesquisa - Dentre 420 municípios brasileiros, Campo Grande ocupa o 254º lugar em número de bibliotecas públicas. A capital sul-mato-grossense tem apenas uma biblioteca de livre acesso à população, no Horto Florestal, para a população de 755 mil habitantes.

A pesquisa, divulgada em abril pelo Ministério da Cultura, coloca Mato Grosso do Sul em 11ª posição dentre os estados brasileiro, com 70 bibliotecas, proporção de 2,9 para grupo de 100 mil habitantes.

Conforme o levantamento, em 420 cidades brasileiras ainda não há bibliotecas municipais. A pesquisa só cita Rochedo como exemplo de cidade sem esse tipo de recurso.

Nos siga no Google Notícias