ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

CNEC pode virar creche, sede de duas secretarias ou até a Câmara

Jéssica Benitez, Edivaldo Bitencourt e Helton Verão | 03/05/2013 10:35
Prefeito estuda levar Câmara para antiga CNEC (Foto: Simão Nogueira)
Prefeito estuda levar Câmara para antiga CNEC (Foto: Simão Nogueira)

Após conseguir retomar posse do prédio da CNEC (Escola Cenecista de Educação Pré-Escolar e Ensino Fundamental) na Justiça, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) estuda algumas opções para dar utilidade ao imóvel. A unidade pode receber duas secretarias municipais, uma creche ou até a Câmara Municipal.

O chefe do Executivo revelou que entre as possibilidades está transferir a Semad (Secretaria Municipal de Administração) e a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Agronegócio) ao local. 

Segundo Bernal o prédio possui bom espaço, além de ficar ao lado da prefeitura, facilitando, assim, a comunicação entre os órgãos. O progressista não descarta, ainda, a hipótese de transformar a CNEC em um Ceinf (Centro de Educação Infantil). “Esta região não tem Ceinf”, analisou.

Na ação para obter a imissão de posse do imóvel, a prefeitura argumentou que a região do Jardim dos Estados tem um grande déficit de vagas nos Ceinfs. A única creche na região, do Conjunto Eudes Costa, tem uma fila de pais aguardando vaga disponível.

A terceira hipótese, apesar de não ser a favorita, é transformar o prédio em Câmara dos Vereadores. A Justiça determinou a saída dos parlamentares do prédio atual. Apesar de considerar o local próximo da prefeitura, que permite maior comunicação dos vereadores com o Paço Municipal, Bernal ainda prefere colocar o legislativo na antiga Estação Rodoviária. 

Briga Judicial - A Prefeitura de Campo Grande pretende pagar R$ 659,3 mil. O valor foi informado na ação de reversão de posse, que tramita na 2ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos. O total da indenização será definido no fim do processo, sendo descontadas as benfeitorias feitas com dinheiro de doação ou recurso público.

O valor é muito aquém ao negócio fechado pela direção da entidade nacional, que vendeu o prédio por R$ 11,6 milhões. A informação extra oficial, não confirmada, é que o negócio foi fechado com o Sesc (Serviço Social do Comércio).

O processo começou a tramitar em 11 de abril. Quatro dias depois, a Justiça deferiu a liminar para que a posse do terreno de 3,2 mil metros quadrados, localizado no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 25 de Dezembro, retorne ao poder público.

“O terreno foi doado com finalidade específica, uma doação social, para prestar serviço educacional. A partir do momento que fecha a escola e se fala em venda, perde o interesse social”, afirma o procurador Valdeci Balbino da Silva. 

A justificativa da Prefeitura foi aceita pelo judiciário. De forma administrativa, o prefeito Alcides Bernal (PP) também requisitou a posse do imóvel por meio de decreto publicado em 12 de março.

Nos siga no Google Notícias