ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Código Florestal domina agenda da semana na Câmara

Débora Diniz, de Brasília | 10/05/2011 08:11

A votação do Código Florestal é o principal item na pauta de votações da Câmara nesta semana. Após o adiamento da última quarta-feira, lideranças partidárias, governo e o relator da proposta (PL 1876/99), deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), farão hoje mais uma tentativa de acordo sobre os dois pontos de divergência que ainda restam sobre o texto, em reunião entre os ministros das áreas envolvidas com o tema.

Está prevista a participação dos titulares do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Agricultura, Wagner Rossi; e das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, além da base aliada do governo na Câmara. À noite, o projeto deve ser colocado em votação no plenário. O governo já adiantou que não vai mudar sua posição.

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, vai acompanhar a votação em Brasília, juntamente com outras lideranças rurais de todo o País. Também estarão no Congresso o presidente da Aprosoja-MS, Almir Dalpasquali, e os presidentes dos sindicatos rurais de Campo Grande, Rui Fachini, e Corumbá, Rafael Kassar.

Pontos polêmicos - Um dos pontos do projeto do novo Código Florestal que ainda geram polêmica entre governo e relator é a recomposição da reserva legal, a área que toda propriedade rural precisa ter de preservação de mata nativa. Ela varia de 20% a 80% do tamanho do terreno, dependendo da região do País. Com a nova lei, quem desmatou essa reserva além do que é permitido vai ter de replantar até o terreno ficar com a quantidade de vegetação nativa que tinha em 2008.

O deputado Aldo Rebelo diz que propriedades com até quatro módulos fiscais seriam perdoadas dessa obrigação. Já o governo quer que só agricultores familiares sejam isentos.

O outro ponto de discordância é quanto à recomposição da vegetação ao redor dos rios considerados pequenos – com até 10 metros de largura. A lei atual (4771/65) diz que é preciso haver 30 metros de mata em cada margem do rio. O relator do Código Florestal propõe que os produtores que desmataram essa faixa tenham de replantar 15 metros. Já o governo quer que os proprietários de terra replantem todos os 30 metros, exceto os produtores familiares.

Licitações - A Câmara também pode votar o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) previsto na Medida Provisória 521/10. A relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), já apresentou o projeto de lei de conversão, que prevê a criação de um regime especial para as licitações necessárias à realização das copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016).

Uma das maiores novidades nas novas regras é a possibilidade de a administração licitar um empreendimento por meio da contratação integrada. Nesse modelo, o contratado deverá realizar todas as etapas até sua entrega ao contratante em condições de operação.

A oposição é contra as novas regras por temer que elas firam os princípios de impessoalidade e da igualdade nas licitações.

A Câmara começa as atividades da semana com a pauta trancada por um total de 10 Medidas Provisórias. Entre elas estão a MP 517/10, que reduz a zero o Imposto de Renda incidente sobre os rendimentos de títulos privados se o comprador residir no exterior; a MP 518/10, que cria o cadastro positivo para a inclusão de dados sobre os pagamentos em dia de pessoas físicas e jurídicas; e a MP 527/11, que cria a Secretaria de Aviação Civil para coordenar as políticas do setor no lugar do Ministério da Defesa. (Com informações da Agência Câmara)

Nos siga no Google Notícias