ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Coligação de Giroto vai eleger maior número de vereadores, diz pesquisa

Aline dos Santos | 07/10/2012 11:18

A coligação “Mais Trabalho por Campo Grande”, liderada pelo candidato a prefeito Edson Giroto (PMDB), pode ficar com até 24 das 29 vagas para vereador na Câmara Municipal. A chapa é formada por 17 partidos. A pesquisa Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), realizada entre 4 a 6 de outubro, ouviu 1.200 pessoas.  A perspectiva é eleger de 20 a 24 candidatos.

Conforme o diretor do instituto, Lauredi Borges Sandim, a coligação “Mais Trabalho por Campo Grande I” pode eleger até oito vereadores. Ele explica que a chapa tem a união de dois partidos tradicionais: PMDB e PR. “O PMDB tem votos de legenda”, enfatiza.

O voto de legenda também favorece o PT, cuja chapa pura, liderada pelo candidato a prefeito Vander Loubet (PT), pode eleger até quatro vereadores. A chapa “Mais Trabalho por Campo Grande II”, composta pelo PDT, DEM, PSB e PTdoB, fica com  cinco a seis vagas.  Composta por PSC, PSDC e PSD, a coligação “Mais Trabalho por Campo Grande IV” pode fazer de três a cinco eleitos. A coligação “Mais Trabalho por Campo Grande III” pode eleger de dois a três. A aliança é formada por PRB, PSL, PTC, PRTB, PRP, PPL e PCdoB.

A chapa pura do PSDB pode eleger de um a dois. O PTB pode ficar de zero a duas vagas. Na mesma situação, está a chapa pura do PTN. A coligação “Novo Tempo II”, composta por PPS, PHS e PMN, pode ficar de zero a uma vaga. O cenário é similar para PP, PV e Psol.

Já a pesquisa espontânea mostra um eleitor indeciso. Dos participantes, 32,50% não sabe ou não opinou. Os nomes mais citados foram Zeca do PT, Carlão, Ribeiro, Airton Saraiva, Professora Rose, Delei Pinheiro, Grazielle Machado, Edil Albuquerque, Vanderlei Cabeludo, Dr Antônio Cruz, Otávio Trad, Magali Picarelli, Paulo Siufi, Professor João Rocha, Herculano Borges, Dr Jamal, Flávio Cezar, Paulo Pedra, Alceu Bueno, Dr Loester, Thaís Helena, Carla Stephanini, Chiquinho Telles, Mário César, Coringa, Mariano Cabreira, Gilmar Nery da Cruz, Baiano Protético e Alex do PT.

Contudo, o diretor do Ipems explica que os nomes citados não serão, necessariamente, eleitos. Porque os vencedores são definidos de acordo com o coeficiente eleitoral, método pelo qual se distribuem as vagas nas eleições proporcionais. Da lista dos mais citados, o nome dos 29 vai sair da relação dos 47 mais lembrados na intenção de voto.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 00374/2012 e encomendada pelo jornal Correio do Estado.

Coligação de Giroto vai eleger maior número de vereadores, diz pesquisa
Coligação de Giroto vai eleger maior número de vereadores, diz pesquisa
Nos siga no Google Notícias