ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Com 10 vereadores no plenário, análise de vetos fica para próxima semana

Kleber Clajus | 05/06/2014 12:45
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)

A falta de quórum impediu, nesta quinta-feira (5), que os vereadores de Campo Grande analisassem os vetos do Executivo sobre a criação da Secretaria Municipal de Assuntos Comunitários e outro que estabelece tempo de atendimento em cartórios. Os vetos foram publicados no dia 5 de maio, em edição do Diogrande.

Na abertura do grande expediente hoje, foi verificado que somente 10 dos 29 parlamentares estavam presentes no Plenário Oliva Enciso. O quórum mínimo é de 15 vereadores para que vetos e projetos possam tramitar.

Ficaram para votação Mario Cesar (PMDB), Loester Nunes (PMDB), Otávio Trad (PT do B), Flávio César (PT do B), Paulo Pedra (PDT), Zeca (PT), Derly dos Reis, o Cazuza (PP), Luiza Ribeiro (PPS), Chiquinho Telles (PSD) e Grazielle Machado (PR). Contudo, eles não foram os únicos presentes durante todo o período da sessão.

Para o presidente da Casa de Leis, Mario Cesar, a falta de quórum ainda não pode ser associada a pré-campanha eleitoral, uma vez que não houve confirmação de candidaturas e nem a realização das convenções dos partidos. Porém, dentre as justificativas apresentadas nas últimas sessões estão viagens ao interior do Estado e Brasília (DF), além de acompanhamento em tratamento de saúde e participação em eventos.

Vetos – A Secretaria Municipal de Assuntos Comunitários foi proposta por Chiquinho Telles, Mario Cesar e Carlão, mas foi vetada pelo prefeito Gilmar Olarte (PP). Na justificativa, o progressista ressaltou que já existe estrutura para atendimento de lideranças comunitárias na Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), além de dúvida sobre suas atribuições.

Já no caso dos cartórios, Olarte informou, dentre outros pontos, que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) tem assegurado ao cidadão a prestação de serviço eficiente. O projeto havia sido proposto por 11 vereadores e estabelecia os mesmos critérios de atendimento adotados em agências bancárias, de 15 minutos em dias úteis normais e 20 minutos na véspera e retorno de feriados.

O tema pode retornar a pauta na próxima sessão da Câmara Municipal, na terça-feira (10).

Nos siga no Google Notícias