ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Com candidatos a prefeito e vereador, usina é acusada de tentar dominar Sonora

Fabiano Arruda | 30/07/2012 15:55
Yuri Valeis (à esquerda), e o vice em sua chapa, o Cearazão, são "os candidatos da usina" em Sonora. (Foto: Divulgação)
Yuri Valeis (à esquerda), e o vice em sua chapa, o Cearazão, são "os candidatos da usina" em Sonora. (Foto: Divulgação)

A diretoria da usina de álcool e açúcar do Estado, a Companhia Agrícola Sonora Estância, está sendo acusada de utilizar sua estrutura, de 3 mil funcionários, para favorecer Yuri Valeis, do PR, que disputa o pleito.

Ele é filho do diretor da usina, Cleiton Jarbas Valeis, e tem como vice Antônio de Oliveira Neto, o Cearazão, que também é funcionário da companhia como Yuri. Além disso, outros cinco empregados são candidatos a vereador. São eles: Virgilio de Oliveira (PTB), Jansen Barbosa (PTB), Arnaldo Souza (PR), Valdeir Domingos, o Badú (PR) e Hélio Ribeiro (PR).

A indústria tem cerca de 3 mil funcionários em época de safra, o equivalente a 20% da população da cidade, de 14 mil habitantes. Numa comparação, a Prefeitura de Sonora possui em torno de 600 funcionários públicos.

São 4 candidatos na cidade. Além de Iuri Valeis, disputam o pleito Luiz Carlos Simões, do PDT, Pastor Valter, do PSC, e Cleber do PT. Para o petista, a usina é utilizada como palanque eleitoral.

“Cleiton usa a usina para tentar tomar a Prefeitura e a Câmara à força, pressionando os trabalhadores e fazendo todo tipo de ameaças e promessas”, protesta o candidato da situação o candidato do PT, que tem apoio do PMDB na eleição.

Ele recorreu à Justiça Eleitoral contra o progressista sob justificativa de infração eleitoral com promessas de “benesses em troca de apoio político”.

Para o prefeito de Sonora, Zelir Maggioni (PMDB), o Mano, a intenção do grupo ligado à usina é dominar o Executivo e Legislativo da cidade.

Yuri, que concorre pela primeira vez a um cargo público, teria enfrentado o PR municipal para sair candidato, já que não gozaria do apoio do diretório.

A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com o candidato do PR, mas não obteve êxito . Na usina a informação é de que ele não estava no local nesta tarde, segundo funcionários.

Nos siga no Google Notícias