ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Com desafio de se reinventar, PT sofre debandada e ex pode virar adversário

Lidiane Kober | 13/05/2015 16:52
Depois de 33 anos de PT, Professor Bira deixou o partido (Foto: Divulgação)
Depois de 33 anos de PT, Professor Bira deixou o partido (Foto: Divulgação)

Além da crise nacional, o PT sul-mato-grossense sobre debandada de lideranças e o alerta vermelho se instalou de vez no partido. A ordem é se reinventar para mudar a imagem e se livrar da fama de “pai da corrupção”. Até gente de 33 anos de história decretou outro rumo e as próximas eleições municipais poderá ter enfrentamento de petistas com ex-petistas.

Ubirajara Gonçalves de Lima, conhecido como professor Bira, assinou sua desfiliação na sexta-feira (8) e deverá concorrer a prefeito de Coxim pelo PDT. Ele poderá enfrentar um ex-colega de partido, o vereador Vladimir Ferreira (PT).

Em Corumbá, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, a situação poderá se repetir. Ex-prefeito da cidade, Ruiter Cunha alega “desgaste” com lideranças locais e está de malas prontas para deixar o PT. “Uma situação se acumulou e está difícil de continuar”, afirmou.

Ele, porém, garantiu que não está saindo para ser candidato e enfrentar o atual prefeito e presidente regional do partido, Paulo Duarte (PT). Ao mesmo tempo, não descarta a possibilidade. “Na política, nunca pode se dizer não, se for viável e tiver estrutura, é possível (ser candidato), mas não estou preocupado com isso agora”, frisou Ruiter.

Em Coxim, o problema também é divergência interna. “Estamos em Coxim há mais de 30 anos e não conseguimos articular o partido para chegar à prefeitura. É muito problema interno, elege vereador, ele foge dos interesses e o partido não evolui o suficiente para disputar a eleição e ganhar”, disse Bira.

Também estão repensando seu futuro no PT os prefeitos de Rio Verde e Antônio João, respectivamente, Mario Kruger e Selso Luiz Lozano Rodrigues. “Em momento de reforma política, todo mundo está repensando seu futuro. Se aprovar, por exemplo, o voto distrital, posso não ser candidato a prefeito e concorrer a deputado estadual”, comentou Kruger.

Ele, porém, garantiu que, em sua cidade, o PT está unificado e em paz, mesmo assim, manteve mistério sobre seu futuro político. “O futuro pertence a Deus”, declarou. O prefeito de Antônio João não foi localizado pelo reportagem.

Ruiter Cunha alega “desgaste” com lideranças locais e está de malas prontas para deixar o PT (Foto: Divulgação)
Ruiter Cunha alega “desgaste” com lideranças locais e está de malas prontas para deixar o PT (Foto: Divulgação)
Paulo Duarte vê "conveniência pessoal" na debandada, mas admite que o "momento é difícil) (Foto: Divulgação)
Paulo Duarte vê "conveniência pessoal" na debandada, mas admite que o "momento é difícil) (Foto: Divulgação)

Crise Nacional - Além da situação local, Bira aponta a crise nacional como outro fator prejudicial ao PT. “No país, tentaram criminalizar todo o PT, classificaram o partido como o pai, a mãe da corrupção. No Brasil, não alcançaram a meta, mas, no Mato Grosso do Sul, a fama pegou e vejam o que aconteceu com a candidatura do senador Delcídio (do Amaral) a governador”, lembrou, fazendo menção a derrota do petista, que largou a campanha em primeiro lugar, segundo pesquisas.

Para Bira, a dificuldade do partido tende a se acentuar porque “não arrumaram autodefesa para escapar desse jogo que inventaram”. “Espalham que todos somos mensaleiros, nunca roubei nada e tenho minha consciência tranquila”, acrescentou.

O resultado, segundo ele, será a diminuição do PT nas próximas eleições municipais. “Tenho convicção que Dilma vai superar a crise, agora, o PT vai demorar mais tempo para dar a volta por cima”, avaliou. “Pra mim, foi duro essa ruptura, sai do PT não porque quero, mas para realizar o sonho de ser prefeito de Coxim e tirar a cidade da UTI”, finalizou.

Conveniência - Presidente regional do PT, Paulo Duarte admite que o “momento é difícil” e classifica a debandada como “conveniência pessoal”. “É inegável o momento difícil do PT, mas não só do PT, como da política e dos políticos”, começou.

Sobre a debandada, ele destacou que “as pessoas são livres” e lamentou o que chamou de “procurar o caminho mais fácil”. “É conveniência pessoal, não estou recriminando, só não pode posar de santo”, disparou. Como exemplo, ele citou o caso de Marta Suplicy. “Ela deixou o PT porque quer ser candidata (a prefeito de São Paulo) de tudo que é jeito”, disse.

Por isso, Duarte descartou preocupação com a saída de correligionários. “Sinceramente, não me preocupa, até agora, não teve grandes baixas e a história mostra que quem saiu do PT não se deu bem”, alfinetou.

Mesmo assim, o momento é de alerta e o PT nacional decretou convenções extraordinárias em todos os estados. Em Campo Grande, o encontro será sábado (16). “Tenho defendido para parar com essa disputa interna, muitas vezes insana, e tentar fortalecer o partido. Enfim, não tem uma saída única, temos que se reinventar”, concluiu Paulo Duarte.

Nos siga no Google Notícias