ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Com duas correntes, Fábio Trad vê incógnita em julgamento sobre a OAB

Aline dos Santos e Josemil Arruda | 05/04/2014 10:15

O desfecho do julgamento sobre o pedido de intervenção na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), marcado para a próxima segunda-feira, é visto como uma “incógnita” pelo deputado federal Fábio Trad (PMDB), que já foi presidente da entidade.

Segundo ele, o Conselho Federal da Ordem tem duas correntes. Uma que determina eleição somente para os cargos vagos e a segunda que prevê eleição para toda a chapa. No primeiro cenário, o presidente Júlio Cesar Souza Rodrigues permaneceria, com nova eleição para diretores e conselheiros.

Na segunda hipótese, o presidente deixa o cargo e uma nova eleição preenche todo o quadro de direção da entidade. Na avaliação de Trad, o conselho tem avançado e retrocedido. Para ele, um dos pontos de avanço foi o cancelamento da nomeação dos diretores “biônicos” feita por Júlio César. Neste sábado, Trad participa de evento na Câmara Municipal.

A crise na entidade surgiu em razão contrato, firmando em agosto de 2013, entre o presidente da OAB e o então prefeito Alcides Bernal (PP), que foi cassado. O objetivo era aumentar o índice provisório de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a resolução da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda).

O motivo da discórdia é o fato de Bernal também ser advogado e responder a processos éticos na OAB/MS, havendo, portanto, possibilidade de Júlio Cesar influir nos julgamentos. A situação levou a renúncia de 81 dirigentes e a pedido de intervenção na OAB/MS.

Neste mês, as ações de Júlio Cesar na OAB passaram a ser acompanhadas por conselheiros federais.

Nos siga no Google Notícias