ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Com homenagens e recordações, família Trad se despede do 'pai de todos'

Aline dos Santos e Wendell Reis | 08/12/2011 10:31

Sobre o caixão, duas paixões: a bandeira do Brasil e a do Botafogo.

Nelsinho e clã Trad de despedem de patriarca em velório. (Foto: João Garrigó)
Nelsinho e clã Trad de despedem de patriarca em velório. (Foto: João Garrigó)

A família Trad se despede nesta quinta-feira de seu patriarca Nelson Trad, de 81 anos. “O pai de todos”, define o advogado Ricardo Trad, irmão do ex-deputado federal, durante o velório, que acontece no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande.

Ele conta que após a morte do pai, Nelson Trad assumiu o comando da família, na condição de primogênito. Sobre o “mano” mais velho, Ricardo resgata histórias, como a de virar vereador em Campo Grande.

O ano era 1975, reinava a ditadura militar e Nelson Trad estava com direitos políticos suspensos. “Para manter o nome da família na política, ele me fez sair candidato a vereador”, conta Ricardo, que foi vereador por um mandato.

Nelson Trad nasceu em Aquidauana e passou a infância e a adolescência no Estado. “Depois ele foi para o Rio de Janeiro, de onde voltou com idéias bastante progressistas. Tudo que sei, aprendi com ele”, recorda o advogado.

Ricardo Trad também destaca a trajetória profissional do irmão mais velho, que também era formado em Direito. “Como advogado, foi o maior tribuno que o Mato Grosso uno e Mato Grosso do Sul tiveram. Defendeu grandes causas no Tribunal do Júri. Como político, foi exemplo para todos. Em uma época com tantas desgraças e corrupção no país, ele morreu praticamente sem nada. Foram 43 anos de vida política e morreu deixando uma casa onde hoje é o escritório do Nelsinho”, salienta.

Nelson Trad é pai do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, do deputado estadual Marquinhos Trad e do deputado federal Fábio Trad. Abalados, os filhos estão próximos da mãe Terezinha Mandetta Trad. Sobre o caixão, duas paixões: a bandeira do Brasil e a do Botafogo.

Devido aos problemas cardíacos, que provocaram sua morte, o patriarca da família Trad passou diversos dias internado. Na última vez que teve alta, fez dois pedidos ao filho Marquinhos: tomar sorvete e ver jogo do Fogão. O sepultamento será às 15h. Nelson Trad foi parlamentar estadual por dois mandatos e deputado federal por mais sete.

Nos siga no Google Notícias