ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Com nova lei, isenção de IPVA só vale para carros com mais de 20 anos

Leonardo Rocha | 01/10/2015 09:06
Com mudança, 129 mil carros deixarão de ser isentos do IPVA (Foto: Arquivo)
Com mudança, 129 mil carros deixarão de ser isentos do IPVA (Foto: Arquivo)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a lei que cobra IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) dos veículos com até 20 anos. Antes, o tributo não era cobrado de carros com mais de 15 anos. Esta medida faz parte do pacote de ajustes fiscais do governo estadual, para equilibrar as contas do executivo para o ano de 2016.

Com esta mudança, 129 mil carros que estariam isentos da cobrança, terão que pagar o tributo, o que vai gerar mais receita ao Estado. Depois das críticas feitas no legislativo estadual, o governo fez apenas uma alteração que prevê que estas mudanças vão ocorrer a partir do ano que vem, ou seja, quem completou 15 anos ainda fica isento até 31 de dezembro de 2015.

O projeto foi enviado a Assembleia Legislativa, em regime de urgência, e aprovado ontem (30), em duas votações, tendo 13 votos a favor e cinco contra. A bancada estadual do PT alegou que a medida afeta diretamente às pessoas mais humildes, que tem carros mais velhos, sendo que este ajuste fiscal deveria ser feito para aqueles com condições de contribuir.

O deputado Marquinhos Trad (PMDB), que também votou contra, ressaltou que vão apoiar medidas que propõem aumento de impostos no Estado. Já o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou que este pacote de ajustes era necessário, porque ano que vem tem uma previsão de déficit nas contas do Estado de R$ 650 milhões.

Nos siga no Google Notícias