ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Com onda de protestos, Dilma amarga queda de 21 pontos em intenção de votos

Jéssica Benitez | 30/06/2013 10:47
Se eleição fosse hoje Dilma teria que encarar 2° turno com Marina Silva (Foto Divulgação/Uol)
Se eleição fosse hoje Dilma teria que encarar 2° turno com Marina Silva (Foto Divulgação/Uol)

A onda de manifestações por todo o Brasil em busca de um governo sem corrupção e serviços públicos de melhor qualidade impactaram diretamente tanto na avaliação da administração da presidente da República Dilma Rousseff (PT), quanto na pré-candidatura da petista, que tem intenção de se reeleger em 2014.

O baque foi ilustrado pela pesquisa do Instituto Datafolha publicada na edição de hoje do jornal Folha de São Paulo. A amostragem aponta que o percentual de pessoas que votariam em Dilma se o pleito ocorresse hoje caiu, nada mais nada menos, do que volumosos 21 pontos.

Conforme mostram os números, a sucessora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não perdeu a liderança, pois apresenta 30% da preferência, mas um novo cenário foi desenhado nos últimos dias no Brasil e uma pré-candidata que, até então, não estava em evidência, entrou em cena.

Hoje Dilma teria que encarar Marina Silva, do estreante partido Rede Sustentabilidade, no segundo turno para garantir sua permanecia no Palácio do Planalto. Na contramão do que ocorre com o governo do PT, eleitores com intenção de votar em Marina saltaram de 16% para 23%. A pesquisa ouviu mais de 4 mil pessoas em 196 cidades do país.

Sombra – A mesma amostragem aponta que a imagem de Lula não está tão desgastada quanto à de Dilma. A popularidade do petista também sofreu queda, porém, caso ele fosse o candidato do Partido dos Trabalhadores para disputar a presidência no ano que vem, ele venceria no primeiro turno com 46% da intenção de votos, em disputa com Marina Silva, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campo (PSB). Vale ressaltar que em junho, antes dos protestos, Lula saboreava 55%.

Além de Marina, outra figura está crescendo diante dos eleitores. Depois das manifestações o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, viu sua popularidade em relação à Dilma passar de 8% para 15%. Já no que tange embate entre Joaquim e Lula a subida do percentual é de 8% para 13%. De qualquer forma o comandante do STF afirma não ter intenção de se candidatar.

Tucano – Senador por Minas Gerais presidente nacional do PSDB, Aécio Neves aparece em terceiro lugar em todas as hipóteses colocadas pela pesquisa, com exceção de Joaquim Barco com quem empata tecnicamente. Também houve elevação no número de eleitores que não sabem em quem votar.

No cenário atualmente mais provável, com Dilma, Marina, Aécio e Campos, o número dos que votariam em branco, nulo ou que ainda não sabem em quem votar passou de 12% para 24.

Na pesquisa espontânea, quando os pesquisadores não apresentam nenhum nome, o percentual dos que votariam em Dilma caiu de 27% para 16% agora; seguida por Lula com 6% e por Aécio, com 4%.

Barbosa, que não havia aparecido na pesquisa anterior, surge agora com 2%. Na pesquisa espontânea, 55% dos eleitores ainda se dizem indecisos. Votos em branco e nulos passam de 5% para 9%.

Nos siga no Google Notícias