ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Com padrinhos, Giroto lidera a pesquisa para Prefeitura

Wendell Reis e Nadyenka Castro | 15/05/2012 06:10

Pesquisa levou em consideração os candidatos e os padrinhos políticos de cada um deles

Apoio de Puccinelli e Trad garantem a Giroto a preferência de 32,67% dos entrevistados pela pesquisa. (Foto: Minamar Junior)
Apoio de Puccinelli e Trad garantem a Giroto a preferência de 32,67% dos entrevistados pela pesquisa. (Foto: Minamar Junior)

O pré-candidato do PMDB, deputado federal Edson Giroto, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Campo Grande, segundo pesquisa do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), realizada entre os dias 10 e 13 de maio, com 600 pessoas. Para a consulta, o nome do candidato foi apresentado ao lado dos padrinhos políticos.

A pesquisa, encomendada pelo Campo Grande News, Rádio FM Capital, Jornal o Estado e Via Morena, revela que Edson Giroto tem 32,67% das intenções de voto, seguido por Alcides Bernal (PP), 27,67%, Vander Loubet (PT), 12%, Reinaldo Azambuja (PSDB), 7%, Antônio João (PSD), 2,67% e Athayde Nery (PPS), 2,33%.

Entre os entrevistados, 12% não souberam ou preferiram não responder. Outros 7,67% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O responsável pela consulta, Lauredi Borges Sandim, explica que a consulta apresenta situações hipotéticas. Os entrevistadores fazem a pergunta dizendo o nome do candidato e também o padrinho político de cada um deles. “Cita nomes, não cargos. É metodologia avançada. Apresenta simulações. Antecipando cenários até irreais”, explica o responsável.

De acordo com Lauredi, antes do questionamento citando nomes de padrinhos, o entrevistado era questionado pelo método espontâneo - quando a pergunta é feita sem nomes. Depois, a pergunta era feita com os padrinhos em ordem alfabética dos possíveis candidatos.

Os questionário citou como padrinho de Giroto o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB) e o governador André Puccinelli (PMDB); de Alcides Bernal, o Partido Progressista; Vander Loubet, apoio do ex-governador Zeca do PT e do senador Delcídio do Amaral (PT); Reinaldo Azambuja, apoiado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG); Antônio João, com o apoio do presidente do PSD e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; e Athayde Nery, apoiado pelo Partido Popular Socialista.

Na pesquisa espontânea, Giroto também lidera a preferência dos entrevistados, com 7,17%, seguido pelo prefeito de Campo Grande, Nelson Trad, 2,67%, Alcides Bernal, 1,67%, Vander Loubet, 1,33%, Reinaldo Azambuja, 1,17%, e Delcídio Amaral, Marquinhos Trad (PMDB), Maurício Picarelli (PMDB) e André Puccinelli, com 0,5% cada um. A pesquisa foi registrada no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) com o protocolo de nº MS-00024/2012.

Nos siga no Google Notícias