ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Com pouca fila, área indígena mais populosa do país tem votação tranquila

De manhã, em algumas seções da Escola Tengatuí Marangatu a dúvida sobre documentação continuava, mas nenhum eleitor indígena ficou impedido de votar

Helio de Freitas, de Dourados | 02/10/2016 12:04
Escola Tengatuí Marangatu, onde a maioria dos índios da reserva de Dourados vota nestas eleições (Foto: Helio de Freitas)
Escola Tengatuí Marangatu, onde a maioria dos índios da reserva de Dourados vota nestas eleições (Foto: Helio de Freitas)
Índios esperam para votar em escola da reserva de Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Índios esperam para votar em escola da reserva de Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Ao contrário de eleições anteriores, a votação deste domingo (2) tem ocorrido de forma tranquila na reserva indígena de Dourados, a 233 km de Campo Grande. Mais populosa área indígena do país, com pelo menos 15 mil moradores, a reserva formada pelas aldeias Bororó e Jaguapiru tem em torno de 6.200 eleitores.

Por volta de 10h30, o Campo Grande News esteve na Escola Municipal Tengatuí Marangatu, maior local de votação da reserva, e poucas pessoas aguardavam nas filas para votar. Três policiais federais estão no local.

Apesar da calmaria nas seções, quando a votação começou, às 8h, alguns eleitores ficaram confusos por causa do documento de identificação.

Na semana passada, o TRE (Eleitoral Regional Eleitoral) informou que a carteira de identidade emitida pela Funai, embora não conste da lista de documentos relacionados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), poderia ser usada como identificação do eleitor.

Entretanto, o TRE informou que o Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) não seria aceito, como ocorreu em eleições anteriores.

Na reserva de Dourados, no entanto, tanto a carteira de identidade da Funai quanto o Rani estão sendo aceitos, conforme afirmaram eleitores índios e representantes da Justiça Eleitoral. Apesar das dúvidas da manhã, nenhum eleitor foi impedido de votar.

“A eleição está tranquila, algumas poucas filas. Depois do almoço o movimento deve aumentar, como sempre acontece”, afirmou uma das lideranças da Jaguapiru, Leoson Mariano. Segundo ele, o Rani está sendo aceito normalmente nas seções de votação.

Leomar Mariano, também da Jaguapiru, disse que em Dourados a maioria dos moradores da reserva indígena tem a carteira de identidade emitida pela Funai. “Todo mundo está votando normalmente. Tudo ocorrendo dentro da normalidade”.

Nos siga no Google Notícias