ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com prefeito e vice cassados, vereadora tenta assumir, mas acha gabinete fechado

Luciana Brazil | 19/06/2013 11:52

Com prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade (PDT), e o vice-prefeito, Sebastião Souza Alves (PP), cassados, por determinação judicial, a presidente da Câmara de Vereadores, Luzia Cunha (PT), assumiu provisoriamente a prefeitura do município. Mas hoje (19) pela manhã, ao chegar à Prefeitura, Luiza encontrou o gabinete trancado.

“Estou apenas cumprindo o que a Justiça determinou e sei que isso é uma fase transitória”, disse a prefeita interina.

Luzia participou de uma reunião no Fórum Eleitoral, onde esteve com o procurador do município Hever Seba e o juiz eleitoral. O prédio da Prefeitura recebeu reforço no policiamento.

Os dois foram afastados prontamente dos cargos, depois que a Justiça Eleitoral de Aquidauana moveu uma ação de impugnação de mandato eletivo.

José Henrique assumiu a prefeitura no dia 19 de dezembro de 2012, depois de ficar em segundo lugar nas eleições. Fauzi Suleiman (PMDB), reeleito com 48,97% dos votos, acabou cassado.

Segundo informações do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o pedido de cassação da candidatura de Suleiman foi impetrado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e acatado, em 1º grau, pelo juiz José de Andrade Neto, da 10ª Zona Eleitoral. Fauzi responde a dois processos, em um deles é acusado de distribuir cestas básicas durante a campanha eleitoral. No outro processo o ex-prefeito é acusado de utilizar o site oficial da prefeitura para promoção pessoal.

Como o recurso de cassação não foi julgado até o dia 31 de dezembro, José Henrique, que teve 33,23% dos votos, assumiu a prefeitura. Ele foi diplomado no dia 19 de dezembro de 2012, juntamente com o vice. No mesmo dia em que foram diplomados, eles foram denunciados por usar funcionários do gabinete do deputado estadual Felipe Orro (PDT), durante a campanha eleitoral.

Nos siga no Google Notícias