ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Com PT fora, convenções definem mais três candidatos a prefeito hoje

Reinaldo Azambuja vem à noite na convenção que vai homologar a candidatura de Geraldo Resende; PR define Délia Razuk e PMDB homologa Renato Câmara com apoio do PT e Pros

Helio de Freitas, de Dourados | 05/08/2016 09:51
Délia Razuk vai ser homologada candidata pelo PR (Foto: Divulgação)
Délia Razuk vai ser homologada candidata pelo PR (Foto: Divulgação)
Geraldo Resende será o candidato do PSDB (Foto: Divulgação)
Geraldo Resende será o candidato do PSDB (Foto: Divulgação)
Renato Câmara vai disputar pelo PMDB (Foto: Divulgação)
Renato Câmara vai disputar pelo PMDB (Foto: Divulgação)

Mais três candidaturas a prefeito de Dourados devem ser homologadas nesta sexta-feira (5), último dia do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a realização de convenções. PR, PSDB e PMDB definem seus nomes para postular a cadeira ocupada atualmente por Murilo Zauith (PSB). A cidade terá cinco candidatos a prefeito. Psol e PP já fizeram convenção.

Outras legendas também fazem convenção hoje, para aprovar coligações e definir chapas de candidatos a vereador na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Entre elas está o DEM, do deputado estadual Zé Teixeira, que vai se coligar com o PSDB.

PT fora – Ontem à noite, o PT decidiu que não terá candidato próprio. Durante o encontro que antecede a convenção, os delegados do partido decidiram, por 56 votos a 50, abandonar a ideia de lançar o ex-reitor da UFGD Damião Duque de Farias como candidato a prefeito e aprovaram a coligação com outra legenda.

A maior possibilidade é que o PT se alie ao PMDB, que terá como candidato a prefeito o deputado estadual Renato Câmara. Na convenção de hoje à tarde, com a participação dos membros de executiva, os petistas vão decidir no voto se aprovam a coligação com o candidato peemedebista.

O presidente municipal do PT, vereador Dirceu Longhi, disse que o partido deve mesmo ficar no palanque de Renato Câmara. “Faltou estrutura para lançar candidatura própria, além de um número suficiente de candidatos a vereador para compor a chapa”, afirmou.

“Tínhamos duas possibilidades de coligação, uma com a Délia Razuk e outra com o Renato, mas como não há mais tempo de se coligar com o PR, a tendência é o PT se coligar com o PMB”, declarou Dirceu Longhi ao Campo Grande News.

PMDB - A convenção do PMDB será às 19h na Aced (Associação Empresarial de Dourados). Nesta semana, com a desistência do vereador Marcelo Mourão de concorrer à prefeitura, Renato Câmara ganhou o apoio do PRP e surgiu a possibilidade de a legenda indicar o ex-vereador Laudir Munaretto como candidato a vice do peemedebista.

Entretanto, com a adesão do Partido dos Trabalhadores na coligação, a vaga pode ficar com um petista.

PSDB – A convenção do PSDB começa às 16h na Câmara de Vereadores de Dourados e segue até 19h. O partido vai homologar a candidatura a prefeito do deputado federal Geraldo Resende. O governador Reinaldo Azambuja confirmou presença e deve chegar ao local por volta de 18h.

Geraldo deixou o PMDB e entrou no PSDB na janela partidária, em março deste ano, e tomou a vaga de candidato a prefeito do ex-deputado federal Marçal Filho, que vai se candidatar a vereador. Será a primeira vez que um ex-deputado federal disputa eleição do Legislativo douradense.

Pelo menos até agora, o candidato a vice-prefeito na chapa de Geraldo Resende deve ser o arquiteto e policial civil Rogério Yuri Kintschev Farias, indicado pelo PSB.

PR – O Partido da República faz convenção às 16h e vai confirmar a candidatura da vereadora Délia Razuk, que administrou o município por quatro meses, em 2010, após a prisão do então prefeito Ari Artuzi (morto em 2013).

O vice de Délia Razuk será o empresário e pecuarista Marisvaldo Zeuli, ex-presidente do Sindicato Rural de Dourados, filiado ao PPS.

Pros – O Partido Republicano da Ordem Social também faz convenção nesta sexta, mas não deve lançar candidatura própria à prefeitura de Dourados. A tendência é que o partido se alie ao PMDB de Renato Câmara.

Até ontem, o advogado Elízio Brites aparecia como pré-candidato, mas o fato de o nome dele ainda aparecer nos registros do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ainda como filiado ao PSDB impede a candidatura.

Outros dois candidatos a prefeito já tinham sido oficializados. No dia 24 de julho o Psol confirmou o professor Ênio Ribeiro como candidato e na quarta-feira o PP homologou a candidatura de Wanderlei Carneiro, que terá como candidato a vice o empresário Benjamin Barbosa (PSL).

Nos siga no Google Notícias