ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Com quatro emendas, deputados aprovam projetos que vai negociar dívidas

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 18/08/2015 12:03
Líder do governo, Rinaldo apresentou duas propostas. (Foto: Assembleia Legislativa)
Líder do governo, Rinaldo apresentou duas propostas. (Foto: Assembleia Legislativa)

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a redação final do projeto de lei que pretende renegociar dívidas de mutuários da Agehab/MS (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul). Foram feitas quatro emendas pelos deputados e agora o texto segue para sansão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O programa “Morar Legal” já foi aprovado em primeira e segunda votação pelos deputados e recebeu quatro emendas, agora cabe ao governador aprová-las ou não. Os mutuários terão desconto de até 100% em juros no pagamento das dividas à vista.

O deputado Rinaldo Modesto (PSDB), líder do governo, apresentou duas emendas. Uma em que amplia de 30 para 60 dias o prazo para a lei entrar em vigor depois de publicada, o intuito é que a população tenha mais tempo para conhecer o programa. E a outra que inclui o procurador particular entre as pessoas que podem procurar a negociação.

Já o deputado Amarildo Cruz (PT) propôs que se o titular da dívida morrer, ela será quitada e altera as condições de desconto para quem parcela a dívida em 4 vezes, que terá desconto de 80% nos juros ao invés de 60%, como previsto no projeto original.

Morar Legal - Levantamento de março mostra que a Agehab/MS tem 6.347 beneficiários inadimplentes, que devem mais de três prestações,o que soma R$ 49,523 milhões de dívida. Deste total, R$ 20 milhões são decorrentes de juros sobre os valores em atraso.

Voltado para resolver pendências de pessoas de baixa renda, o funcionamento é da seguinte forma. Aqueles que quitarem todo o montante terão desconto de 100% sobre o valor de mora e da multa contratual. Para quitação parcial, de no mínimo 6 prestações atrasadas, o desconto será de 60% de juros e multa.

Já para quem optar em reparcelar a dívida, terá 25% de desconto sobre juros de mora e multa de contrato. Neste caso, o valor das prestações em atraso será somado ao novo parcelamento, resultado no novo saldo devedor.

O beneficiário poderá parcelar a dívida em no máximo 120 meses, com valor mínimo de 5% do valor do salário mínimo vigente. Se o pagamento da entrada (correspondente a duas prestações do acordo firmado) não for pago, a renegociação será cancelada.

Nos siga no Google Notícias