ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Com queda de Dilma, Michel Temer toma posse definitivamente

Dilma deixa o cargo definitivamente, após votação no Senado

Mayara Bueno | 31/08/2016 13:08
Eleito vice, Michel Temer (PMDB) assume a Presidência do País definitivamente. (Foto: José Cruz/Agência Brasil).
Eleito vice, Michel Temer (PMDB) assume a Presidência do País definitivamente. (Foto: José Cruz/Agência Brasil).

Michel Temer (PMDB-SP), até então na condição de interino, se tornou o presidente definitivo do País, nesta quarta-feira (31). Terminou há pouco a votação histórica no Senado, que resultou na na cassação de Dilma Rousseff (PT) por 61 votos a favor e 20 contrários. Às 15 horas de Mato Grosso do Sul, Temer tomará posse do cargo, em solenidade no Senado. 

Esta é terceira vez que o PMDB chega à presidência de forma indireta, assumindo o lugar do presidente eleito. Temer tem 75 anos e foi eleito vice-presidente ao lado de Dilma Rousseff, em 2010 e em 2014 e é o presidente mais velho do País. Até pouco tempo, o agora presidente afirmava ser contra o impeachment.

Na fase da primeira eleição, Temer foi discreto e não apareceu em nenhuma propaganda eleitoral. Mas, dois ministros ligados a ele foram nomeados no governo petista, assim que a presidente assumiu. 

Em 2014, na ocasião da campanha para reeleição, Temer foi confirmado novamente como vice de Dilma. Foi ele quem declarou apoio a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara dos Deputados, na época.

Escândalos de corrupção, investigados na Lava Jato, começaram a ser divulgados, o que piorou de vez a situação de Dilma. Pressionado por seu partido, Temer anunciou o desembarque do governo e apoio ao processo de impeachment no início de 2016.

Ainda presidente em exercício, Michel Temer assumiu o comando do País em maio deste ano, após o Senado aceitar o processo de impeachment. Da mesma forma, Dilma estava afastada somente temporariamente, até que o julgamento final ocorresse.

Histórico - De São Paulo, Temer é graduado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo) em 1963. Se filiou no PMDB em 1981 e foi procurador-geral do Estado de São Paulo dois anos depois.

Assumiu a secretaria de Estado de Segurança Pública em 1984 até 1986. Também tentou ser deputado federal, mas não conseguiu ser eleito, ficou na suplência e assumiu o mandato em 1987. 

Em 1992, Michel Temer assumiu novamente a secretaria de Segurança até 1993, mesmo ano que começou a atuar na pasta de Governo. Na mesma década chegou a ser eleito deputado federal e presidiu a Câmara dos Deputados. Desde 2001, é presidente nacional do PMDB.

Presidentes sem voto – O PMDB chega ao terceiro membro no posto mais alto do País, sem ter vencido nenhuma eleição para presidente em seus 50 anos de história. Em 30 anos, é a terceira vez que a legenda assume o comando do Brasil sem ter sido eleito para tal.

O primeiro governo federal do partido se iniciou em 1985, com José Sarney. Ele assumiu a Presidência somente por causa da morte de Tancredo Neves, também peemedebista, que venceu a eleição indireta daquele ano. Neves ficou doente e morreu antes mesmo de tomar posse.

Já o segundo presidente se filiou em cima da hora. Itamar Franco entrou no PMDB em maio de 1992, quando o ex-presidente Fernando Collor de Melo já estava em vias de ser afastado. Ele assumiu em outubro daquele ano.

Desde o processo de impeachment começou, a situação histórica divide a opinião, de quem acha que o afastamento é legítimo e baseado nas chamadas pedaladas fiscais, enquanto muitas pessoas defendem a tese de que o processo é um golpe. 

Nos siga no Google Notícias