ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Com relatório de CPI das Construtoras concluído, deputado critica fiscalização

Fabiano Arruda | 14/03/2012 15:56
Relator da comissão, Onevan de Matos diz que trabalhadores são maiores prejudicados com falta de fiscalização. (Foto: arquivo)
Relator da comissão, Onevan de Matos diz que trabalhadores são maiores prejudicados com falta de fiscalização. (Foto: arquivo)

O relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi concluído e entregue ao presidente da comissão, deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB). E uma das principais conclusões dos trabalhos, que levaram mais de cinco meses, é que falta fiscalização do MPT (Ministério Público do Trabalho) nas irregularidades trabalhistas.

A informação é do deputado Onevan de Matos (PSDB), relator da CPI. Em entrevista na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, ele garantiu que os contratos investigados são legais.

Para ele, a falta de fiscalização do MPT afeta os trabalhadores da construção civil, que são os mais prejudicados. Ele adiantou que o relatório será remetido ao MPT no Estado.

A CPI surgiu após denúncias de que micro empresas foram subcontratadas para a contratação de funcionários e dispensavam os empregados sem pagamento do salário e cumprimento das obrigações trabalhistas.

Antes da instalação da CPI na Casa de Leis, no dia 31 de agosto do ano passado, o MPT ajuizou duas ações, contra duas empresas, para garantir segurança nos canteiros de obras e o fim das terceirizações ilícitas. As empresas são responsáveis pelas obras e comercialização dos apartamentos em construção de pelo menos quatro empreendimentos em Campo Grande.

Conforme o órgão, numa única obra na Capital, 120 dos 200 trabalhadores contratados eram terceirizados.

Durante o tempo de atuação, a CPI convocou trabalhadores, representantes de empresas e da Caixa Econômica Federal para prestar depoimentos em audiências.

Um dos relatos ouvidos pela comissão foi o trabalhador Rodrigo de Oliveira Garcia. Ele relatou que foi contratado por uma construtora para ser eletricista e que chegou a atuar em funções que não eram dele.

“Era obrigado a trabalhar em dia de chuva sem capa, quebrar paredes, cavar buraco, descarregar caminhão. Além disto não recebi por horas extras até hoje”, disse, na ocasião, complementando que recorreu à Justiça contra a empresa para exigir o cumprimento dos direitos trabalhistas.

Na semana passada, o presidente da CPI, Maurício Picarelli, já havia anunciado que o relatório estava prestes a ser entregue, no entanto, que as apurações não implicaria em punições. “Quando começamos a investigar e fazer audiências, as empresas começaram a se regularizar”, explicou.

O MPT/MS, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que irá se pronunciar sobre o assunto quando tiver acesso ao relatório.

Nos siga no Google Notícias