ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputado João Paulo Cunha fica a um voto da condenação no mensalão

Fabiano Arruda | 29/08/2012 15:21

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, votou nesta quarta-feira pela condenação do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva e peculato (desvio de dinheiro) e ainda o livrou das acusações de lavagem de dinheiro e uma segunda acusação de peculato.

Com a decisão de Peluso, João Paulo está a apenas um voto de sua condenação pelos dois crimes, já que outros quatro ministros seguiram a mesma linha de voto.

O petista, que concorre à Prefeitura de Osasco (SP) neste ano, é acusado de receber R$ 50 mil para beneficiar agência do publicitário Marcos Valério em contrato com a Câmara.

Segundo informações da Folha Online, além de Peluso, votaram pela condenação do petista o relator Joaquim Barbosa, e os colegas Rosa Weber (de forma parcial), Luiz Fux e Cármen Lúcia. Dias Toffoli seguiu a decisão do revisor, Ricardo Lewandowski, pela absolvição.

Julgamento - As primeiras decisões do STF na Ação Penal 470, o chamado processo do mensalão, devem sair nesta quarta-feira.

Até agora, receberam maioria de seis votos pela condenação os réus Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil (corrupção passiva e peculato), o empresário Marcos Valério e os sócios dele Ramon Hollerbach e Cristiano Paz (corrupção ativa e peculato).

Também já há maioria para livrar o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken das acusações de peculato, segundo divulgado pela Agência Brasil nesta quarta. A absolvição já havia sido solicitada pelo Ministério Público Federal nas alegações finais do processo por falta de provas.

Nos siga no Google Notícias