ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Combate às drogas não envolve apenas segurança, avalia Antonieta

Da redação | 13/07/2015 08:06
Ao lado de Antonieta, Michel Temer acompanha apresentação do Sisfron. (Foto: Fernando Hassessian)
Ao lado de Antonieta, Michel Temer acompanha apresentação do Sisfron. (Foto: Fernando Hassessian)

Presente na apresentação do Sisfron, o Sistema Integrado de Monitoramento da Fronteira ao presidente em exercício Michel Temer na última quinta-feira em Dourados, a Deputada Estadual Antonieta Amorim (PMDB) avaliou como positivos os esforços para o combate ao tráfico de drogas no Estado, porém chamou a atenção sobre os efeitos das drogas dentro das famílias.

"Quando se fala do Sisfron e de ações de combate ao tráfico de drogas na fronteira, é preciso ir muito além dos projetos de segurança. É preciso falar de pessoas, de jovens e de famílias. Nosso Estado é o principal portão de entrada do tráfico no Brasil e Campo Grande é a cidade que mais se consome drogas, e isso reflete não apenas nas ações de combate, mas também dentro das famílias" disse a deputada.

Antonieta ressaltou os diversos danos causados pelo tráfico no Estado, como a superlotação dos presídios, violência e os prejuízos à saúde dos usuários. "Traficantes de todo o País acabam presos aqui, gerando superlotação nos presídios e custos ao Estado. Hoje, Mato Grosso do Sul lidera o ranking de presidiários por habitante. São cerca de 15 mil encarcerados para 2,6 milhões de habitantes, sendo que a metade dos presidiários do nosso Estado foram presos por envolvimento com drogas, sem contar aqueles que cometeram crimes diversos sob influência de entorpecentes", declarou a parlamentar.

Segundo a deputada, que foi Secretária de Assistência Social em Campo Grande, em todas as principais cidades do Estado já existem cracolândias. "O uso de drogas implica em sofrimento para a família que perde um parente para o vício, ou a família que tem uma pessoa presa pelo tráfico ou que foi morta", disse a Antonieta, lembrando do caso dos jovens Breno e Leonardo, que foram assassinados por causa de um carro que seria trocado por drogas em 2012, crime que chocou Campo Grande.

Uma outra preocupação citada pela parlamentar é o aumento no desemprego. Segundo ela, pessoas desempregadas tem maior chance de envolvimento com o tráfico ou o consumo de drogas. "São pessoas que, por falta de perspectiva, pela dificuldade em conseguir um emprego, acabam buscando refúgio nas drogas, ou aqueles que acabam trabalhando para o crime. É uma vulnerabilidade a mais".

Com a implementação do Sisfron, um sistema que envolve radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não tripulados na região de fronteira, Antonieta espera que o tráfico na fronteira possa ser controlado. "Por onde passa, a droga deixa um rastro de violência, vício e medo. A questão do tráfico deve ser enfrentada com segurança, com efetivo policial e equipamentos, mas também deve ser tratado com o sentimento de que a vida é o nosso bem mais precioso", finalizou Antonieta Amorim.

Nos siga no Google Notícias