ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Começa hoje a preparação das urnas eletrônicas para eleição em MS

Leonardo Rocha | 14/09/2016 08:53
Urnas eletrônicas começam a receber dados dos candidatos e dos eleitores para eleição municipal (Foto: Divulgação/TRE-MS)
Urnas eletrônicas começam a receber dados dos candidatos e dos eleitores para eleição municipal (Foto: Divulgação/TRE-MS)

Começa nesta quarta-feira (14) a preparação das urnas eletrônicas para eleição municipal nas 79 cidades do Estado. Esta geração de mídia, com a transferência dos dados dos eleitores e candidatos, podem ser acompanhadas pelos representantes dos partidos, assim como do Ministério Público Eleitoral e OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil MS).

Esta geração de mídia será realizada até amanhã (15), no Fórum Eleitoral de Campo Grande, sendo presidido pelo juiz eleitoral, Emerson Cafure e pela secretária de Tecnologia do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), Luciana Alencar. A expectativa é preparar os dados de 5.800 seções eleitorais.

Caso haja necessidade, estas atividades podem ser prolongadas para o dia 16, no mesmo local e horário. A geração das mídias será feita para o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 2 de outubro. Caso haja 2° turno em Campo Grande, então haverá um novo evento para a adequação das urnas eletrônicas.

Testes e entregas - No dias 17 e 18 de setembro as urnas serão conferidas e testadas na 44° zona eleitoral, que fica no Parque dos Poderes, com direito inclusive a um "teste de votação", em pelo menos uma (urna) por município.

Já nos dias 28 e 29 de setembro, elas serão entregues aos presidentes das zonas eleitorais, para serem utilizadas no 1° turno. Foi escolhido a Escola do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) Marluce Bittar, que fica no bairro Guanandi, para realização do procedimento.

Auditoria - A Justiça eleitoral também fará auditorias em algumas urnas eletrônicas em Campo Grande, no dia da eleição municipal, marcada para 2 de outubro. Caso haja segundo turno na Capital, o procedimento volta a se repetir no dia 30 do mesmo mês. Esta avaliação será feita no Fórum Eleitoral, por meio de uma votação paralela.

Nos siga no Google Notícias