ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Comissão aprova destaques ao relatório do Código de Processo Civil

Francisco Júnior | 17/07/2013 09:48
Comissão especial é presidida pelo deputado federal Fabio Trad. (Foto: Divulgação)
Comissão especial é presidida pelo deputado federal Fabio Trad. (Foto: Divulgação)

A comissão especial que analisa o projeto do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10), presidida pelo deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS), aprovou hoje por unanimidade 5 dos 8 destaques apresentados ao parecer do relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP). O texto principal da proposta foi aprovado ontem (16).

“Estamos à frente deste processo há três anos, visitamos todos os Estados, ouvimos a sociedade. O resultado se encaminha para um Código mais simplificado, ágil e eficaz”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.

Alguns pontos do novo Código, criados para acelerar a resolução das causas - mas que, na avaliação de alguns deputados, podem causar perda de direitos - foram modificados. O relatório proíbe a concessão de tutela antecipada (quando o juiz, em decisão provisória, concede o pedido da parte) se a decisão tiver consequências irreversíveis.

A regra da apelação, recurso utilizado para contestar a sentença do juiz, da forma como estava prevista no projeto, também foi alterada. Foi mantida a regra atual, que garante o efeito suspensivo da apelação (o poder de suspender a execução da decisão). O projeto original determina que a sentença deverá ser executada independentemente da apelação, derrubando o chamado efeito suspensivo da apelação.

O relatório preservou a principal inovação do projeto: o instituto de resolução de demandas repetitivas, mecanismo criado para que várias ações iguais sejam decididas de uma só vez. Ações contra empresas telefônicas, por exemplo, poderão ser reunidas e decididas pelo tribunal estadual ou pelo Superior Tribunal de Justiça. A decisão será aplicada a todas as ações que tenham o mesmo pedido, acelerando a resolução dessas demandas que se multiplicam.

Nos siga no Google Notícias